Nova onda do Covid: "Situação epidêmica de Pequim está sob controle", diz especialista

Publicado em 18/06/2020 19:04

Beijing, 18 jun (Xinhua) -- A situação epidêmica de Beijing está sob controle e o número de novos casos deve cair nos próximos dias, garantiu nesta quinta-feira Wu Zunyou, epidemiologista-chefe do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças.

Embora a capital tenha confirmado novos casos todos os dias, isso não significa que todos os casos foram recém-infectados, destacou Wu em uma entrevista coletiva.

Os 21 casos relatados em Beijing nesta quarta-feira foram basicamente infectados antes de 12 de junho, segundo ele.

Haverá mais casos nos próximos dias, mas o número diminuirá, acrescentou.

Beijing reforça controle de fluxo de pessoas para conter infecções pela COVID-19

Beijing, 18 jun (Xinhua) -- Beijing publicou nesta quinta-feira uma série de medidas para reforçar o controle de fluxo de pessoas após o surgimento de novos grupos de infecção da COVID-19.

Indivíduos pertencentes a três categorias não podem deixar Beijing, informou em uma entrevista coletiva Pan Xudong, vice-chefe e porta-voz do departamento municipal de saúde pública.

A primeira categoria inclui pacientes confirmados da COVID-19, casos suspeitos, contatos próximos, portadores assintomáticos e pessoas com febre. A segunda abrange aqueles que visitaram o mercado atacadista de produtos agrícolas de Xinfadi ou tiveram contato com funcionários relevantes desde 30 de maio. A terceira inclui pessoas que vivem em áreas de médio e alto risco.

A maioria dos novos casos confirmados em Beijing está relacionada ao mercado de Xinfadi, no distrito de Fengtai.

Outras pessoas devem evitar viagens não essenciais para fora de Beijing, disse Pan, acrescentando que um certificado do teste de ácido nucleico com resultado negativo emitido nos últimos sete dias é obrigatório para aqueles que realmente precisa sair da cidade.

Os departamentos de aviação civil e ferrovias também impuseram restrições à compra de bilhetes para casos confirmados ou suspeitos, contatos próximos e portadores assintomáticos em Beijing, bem como aqueles que estiveram no mercado de Xinfadi ou tiveram contato próximo com funcionários relevantes desde 30 de maio.

De 11 a 17 de junho, Beijing relatou 158 casos da COVID-19 transmitidos localmente.

Fonte: Xinhua (estatal chinesa)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança