China pede que EUA parem com provocações, informa a Xinhua

Publicado em 16/06/2020 08:52 e atualizado em 16/06/2020 10:51

Beijing, 16 jun (Xinhua) -- O Ministério da Defesa Nacional chinês instou nesta segunda-feira que os Estados Unidos parem com todos os atos de provocação contra a soberania e a integridade territorial da China.

Ren Guoqiang, porta-voz do ministério, fez as observações quando solicitado a comentar sobre o voo de um avião militar dos EUA sobre Taiwan na semana passada.

O voo sobre o território chinês por um avião militar dos EUA sem a permissão da China violou seriamente a soberania territorial da China e minou a paz e a estabilidade através do Estreito de Taiwan, afirmou Ren. "Isso é extremamente errado e perigoso".

Ele instou o lado dos EUA a respeitar o princípio de Uma Só China e os três comunicados conjuntos entre a China e os EUA, observando que Taiwan é parte inalienável da China.

O Exército de Libertação Popular da China tem determinação, confiança e capacidade para salvaguardar a soberania nacional e a integridade territorial da China, salvaguardar os interesses comuns dos compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan, salvaguardar a paz e a estabilidade através do estreito e impedir qualquer tentativa de criar "uma China, uma Taiwan", acrescentou.

Fonte: Agência Xinhua

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança