Frente da Agricultura Familiar debate prioridades para o setor frente à pandemia

Publicado em 02/06/2020 13:19

A Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar promove reunião virtual hoje sobre as prioridades de atuação do Congresso Nacional para tratar de pautas importantes para o setor momento da pandemia do Covid-19.

O debate, que será realizado em plataforma de reunião, atende a solicitação do presidente do colegiado, deputado Heitor Schuch (PSB-RS).

"Temos muitas propostas em tramitação, projetos de lei, medidas provisórias, tanto na Câmara quanto no Senado, e precisamos saber o que é mais importante agora, para unirmos forças e garantir não só a aprovação mas também a colocação das matérias em prática", afirma Schuch. Ele lembra que a proposta de ampliar o auxílio emergencial de R$ 600,00 para outras categorias de trabalhadores, entre os quais os agricultores familiares, aprovada nas duas Casas, foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Ainda deverá ser debatido o Plano Safra para o setor. A preocupação é com o montante de recursos e, principalmente, com os juros do crédito de custeio e investimento. "Precisamos de taxas reduzidas. Os produtores estão descapitalizados, endividados, com muitos prejuízos por conta da seca, e sem apoio não terão como plantar a próxima safra", alerta o deputado.

Foram confirmados:
- o presidente da Contag, Aristides dos Santos;
- representantes de Federações de Trabalhadores na Agricultura de todos os estados do País; e – o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança