Dólar avança ante real com menor apetite por risco no exterior e permanência de riscos políticos

Publicado em 11/05/2020 11:05

O dólar operado em alta concentração contra o real nesta segunda-feira, o menor apetite por risco no exterior em um cenário agravado pela permanência de incertezas no campo político brasileiro.

Às 10:08, o dólar avançava 0,87%, uma venda de 5.7898 reais. Na B3, o dólar futuro tinha alta de 0,69%, a 5.790 reais.

Neste pregão, os mercados internacionais observam com cautela uma reabertura gradual de grandes economias. Uma alta nas infecções por coronavírus na Alemanha após o relaxamento das medidas de isolamento pesava sobre o sentimento, minando como uma recuperação rápida das atividades.

"(...) A detecção de novos casos de vírus elevou os alertas e fez com que a recuperação de atividades sofresse novas revisões", disse em nota o Infinity Asset.

"Isso não pode evitar o retorno das atividades em algumas localidades do hemisfério norte, mas dá um sinal de que o tratamento vacinal continua a ser a única solução possível para vírus em curto prazo, e enquanto isso não acontecer, o 'vai e vem' ' pode ser mais constante. "

No exterior, diante desse cenário, moedas arriscadas pares reais, como peso mexicano, rand sul-africano e dólar australiano, apresentam quedas acentuadas contra uma divisão dos Estados Unidos.

Enquanto isso, no cenário doméstico, o clima de incerteza política soma-se às pressões sobre o real.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello selecionou no sábado levantar por ora ou sigilo do vídeo de uma reunião ministerial, para os participantes no exame do STF que investiga como acusações do ex-ministro Sergio Moro do que presidente Jair Bolsonaro usa tentando interferir politicamente na Polícia Federal.

"Localmente, o mercado que negocia um barulho político de fim de semana não atrapalha os rumos dos vendedores do presidente, em especial o aumento de funcionalidade, essencial neste momento de pandemia", adicionou um Infinity Asset.

Bolsonaro declarou na quinta-feira que fará parte do projeto de auxílio aos estados aprovados pelo congresso que excluiu algumas categorias de servidores de regras de congelamento salarial, atendendo a recomendação do ministro da economia, Paulo Guedes.

Agora, os investidores ainda esperam uma relação em relação ao Copom, que deve esclarecer o cenário visto pelo Banco Central e que acaba de decidir sobre uma base mínima nova de 3%.

Na última sessão, na sexta-feira, o dólar subiu cerca de 1,71%, uma venda de 5.7401 reais. Não, uma divisa norte-americana acumula alta de cerca de 44% em relação ao real.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança