EUA vão comprar US$ 3 bi em produtos agropecuários na próxima semana, diz Trump

Publicado em 09/05/2020 20:12

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o governo vai comprar 3 bilhões de dólares em laticínios, carne e produtos agrícolas à medida que o desemprego dispara e os preços que matadouros pagam a fazendeiros por animais caíram em meio à pandemia de Covid-19.

"A partir do início da próxima semana, a meu pedido, os EUA comprarão, de nossos agricultores, fazendeiros e produtores de safras especializadas, 3 bilhões de dólares em laticínios, carnes e produtos para linhas de alimentos e cozinhas", escreveu Trump em uma publicação no Twitter.

Não ficou claro se sua declaração se referia a um plano de 19 bilhões de dólares em assistência anunciado pelo Departamento de Agricultura em abril. A pasta informou que compraria 3 bilhões de dólares em commodities agrícolas como parte desse programa.

A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A economia dos EUA perdeu impressionantes 20,5 milhões de empregos em abril, e a taxa de desemprego subiu para 14,7%, mostraram dados do governo na sexta-feira.

A pandemia do novo coronavírus desorganizou as cadeias de suprimentos, com os agricultores alegando que tiveram que destruir seus produtos e sacrificar porcos porque as instalações de processamento fecharam.

Governador de Nova York prorroga medidas de isolamento até 7 de junho

O governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, prorrogou as medidas de isolamento social até 7 de junho, embora algumas regiões possam iniciar a reabertura mais cedo caso atinjam uma série de parâmetros. As medidas adotadas em março já tinham sido estendidas até 15 de maio. Esperava-se uma nova prorrogação, tendo em vista o status da região de Nova York como epicentro da pandemia do novo coronavírus.

Algumas áreas de Nova York esperam começar a reabrir no fim deste mês, embora nenhuma das dez regiões do Estado tenha atingido os sete parâmetros exigidos nesta semana. As regiões que desejam retomar a atividade econômica devem mostrar que as mortes e hospitalizações relacionadas à covid-19 estão em declínio e que há leitos hospitalares suficientes para atender a um possível aumento dos casos.

Os condados terão de aumentar os testes e rastreamento e as empresas precisarão se adaptar para proteger os trabalhadores. As companhias reabrirão em quatro fases, começando com construção, manufatura e varejo (apenas para retirada de compras feitas com antecedência). Fonte: Associated Press.

 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança