Petróleo no primeiro ganho semanal em um mês, com cortes de produção em profundidade

Publicado em 01/05/2020 10:43

O petróleo está em busca do seu primeiro ganho semanal em um mês, com os cortes na produção global começando a elevar os mercados físicos e a demanda mostra sinais de recuperação.

Os contratos futuros em Nova York subiram para quase US $ 20 o barril na sexta-feira e subiram cerca de US $ 3 nesta semana. As principais empresas de petróleo dos EUA estão anunciando grandes fechamentos de produção, com a Exxon Mobil Corp. e a Chevron Corp. planejando fechar a produção após os cortes da ConocoPhillips na quinta-feira. A OPEP + iniciou oficialmente seus sem precedentes 9,7 milhões de barris por dia de reduções na produção na sexta-feira.

O preço do petróleo real está reagindo aos freios, com as principais notas do Cáspio ao Mar do Norte tendendo a subir nos últimos dias. O petróleo está sendo ajudado por sinais de que o pior da destruição da demanda pode ter passado. Dados do governo dos EUA mostraram que o consumo de gasolina aumentou mais em quase um ano na semana passada, enquanto o tráfego na hora do rush em algumas das maiores cidades da China se recuperou para os níveis pré-vírus.

"Começamos no mês passado com foco na destruição da demanda e agora estamos começando este mês com foco na redução da oferta", disse Olivier Jakob, diretor da consultora Petromatrix GmbH.

Ainda assim, a indústria está longe de ficar fora de perigo, à medida que um excesso de massa persiste. A Royal Dutch Shell Plc previu na quinta-feira que suas refinarias não funcionarão com mais de 70% de sua capacidade no trimestre atual. A Turquia interromperá uma fábrica de 238.000 barris por dia como resultado da desaceleração da demanda. O armazenamento global também está próximo de encher e o Citigroup Inc. alertou que o pior ainda está por vir para o mercado de petróleo.

PREÇOS:

O West Texas Intermediate para entrega em junho saltou US $ 1,13, ou 6%, para US $ 19,97 por barril a partir das 8h41 em Nova York.
O Brent para julho subiu 0,1%, para US $ 26,50 por barril.

Desde que o petróleo caiu em território negativo na semana passada, os investidores estão fugindo dos contratos futuros mais próximos, aumentando a volatilidade. O Fundo de Petróleo dos Estados Unidos LP, que sofreu pressão dos reguladores no mês passado devido ao tamanho de sua posição no WTI, disse na sexta-feira que reduzirá pela metade as participações no contrato de julho. O fundo disse anteriormente que pode expandir os investimentos para incluir produtos além do nível bruto de referência em Nova York.

Fonte: Bloomberg

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança