Ações europeias fecham em alta com diminuição do isolamento. OMS diz que fim de epidemia está longe

Publicado em 27/04/2020 14:14 e atualizado em 27/04/2020 15:02

(Reuters) - Papéis de companhias aéreas deram impulso ao mercado europeu de ações nesta segunda-feira com esperanças de apoio estatal, enquanto balanços positivos de Deutsche Bank e outros aumentaram um otimismo alimentado por sinais de que muitos países em breve afrouxarão medidas de bloqueio anunciadas antes por causa do coronavírus.

As ações da Lufthansa saltaram 10,5%, depois de o ministro dos Transportes da Alemanha se dizer a favor da proteção da companhia aérea. Air France KLM avançou 0,9%, após um pacote de ajuda governamental de 7 bilhões de euros.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 1,82%, a 1.316 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 1,77%, a 335 pontos.

Numa semana em que todas as atenções estão voltadas para bancos centrais, o banco central do Japão se comprometeu a comprar uma quantidade ilimitada de títulos para manter baixos os custos dos empréstimos, à medida que a nova pandemia de coronavírus causa estragos econômicos em todo o mundo.

A decisão do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, está prevista para quarta-feira, enquanto na quinta-feira o Banco Central Europeu (BCE) provavelmente sinalizará mais compra de títulos.

"O foco da reunião de quinta-feira deverá ser a avaliação de danos e futuras decisões de política monetária", disse Stephen Innes, estrategista-chefe de mercados globais da AxiCorp.

Os bancos da zona do euro subiram 3,9%, com Deutsche Bank superando expectativas de lucro para o primeiro trimestre, mas alertando que pode não cumprir sua meta de requerimento de capital este ano. As ações do credor alemão dispararam 12,7%.

O índice FTSEurofirst 300 fechou em alta de 1,82%, a 1.315,86 pontos.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1,64%, a 5.846,79 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 3,13%, a 10.659,99 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 2,55%, a 4.505,26 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 3,09%, a 17.380,21 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,78%, a 6.731,80 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,59%, a 4.136,58 pontos.

'Pandemia de coronavírus está longe de acabar', repete diretor da OMS

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, reiterou nesta segunda-feira, dia 27, que a pandemia de covid-19 está "longe de acabar" e disse que, para controlar o novo vírus, será necessário o desenvolvimento de uma vacina. Segundo a entidade, atualmente, existem cerca de 100 estudos diferentes para imunização - sete deles já em fase de testes em humanos.

"O desenvolvimento de uma vacina está sendo acelerado por causa dos trabalhos anteriores que OMS e parceiros realizaram ao longo de vários anos para vacinas para outros coronavírus, incluindo Sars e Mers", disse o dirigente durante entrevista coletiva, em Genebra, na Suíça.

Tedros também agradeceu China, Portugal e Vietnã por contribuições ao Plano de Resposta e Preparação Estratégica da entidade. "Estamos gratos também aos mais de 280 mil indivíduos, empresas e fundações que contribuíram para o fundo, que já arrecadou mais de US$ 200 milhões", destacou.

Responsável por coordenar a resposta da Organização à pandemia, Maria Kerkhove ressaltou que ainda não há evidências de que pessoas curadas da covid-19 estejam totalmente imunes a uma nova infecção, mas disse que estudos estão sendo realizado nesse sentido.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança