UE estabelece medidas de apoio a agricultores diante de crise

Publicado em 22/04/2020 20:50

BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Europeia propôs nesta quarta-feira medidas de apoio a agricultores afetados pelas restrições causadas pelo coronavírus, incluindo auxílio para o armazenamento dos excedentes de laticínios e carnes.

De acordo com a proposta, a Comissão concederá ajuda para o armazenamento privado de leite em pó, manteiga e queijo, bem como de carnes bovinas, ovinas e caprinas, por um período mínimo de dois a três meses e máximo de cinco a seis meses.

Produtores de leite, flores e batatas poderão adotar medidas coletivas para estabilizar os mercados, entre elas o plantio planejado, flexibilizando as leis de concorrência da UE por até seis meses.

Programas de apoio já existentes aos mercados de vinho, frutas e vegetais e aos apicultores serão aplicados de forma mais flexível para permitir que fundos sejam redirecionados para o gerenciamento da crise.

O comissário de Agricultura da UE, Janusz Wojciechowski, disse que as propostas foram elaboradas para estabilizar os mercados, considerando as maneiras mais apropriadas para apoiar preços e produção.

A Comissão disse que espera que até o final de abril as medidas possam ser adotadas, depois de os governos da UE votarem a proposta.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança