Trump considera interromper importação de petróleo saudita; minimiza colapso de preços

Publicado em 21/04/2020 08:06 e atualizado em 21/04/2020 10:01

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descreveu a queda histórica nos preços do petróleo nesta segunda-feira como algo de curta duração e decorrente de um "aperto financeiro", acrescentando que o governo consideraria interromper embarques de petróleo da Arábia Saudita para alvancar o mercado.

Falando em entrevisya coletiva diária, Trump afirmou também que seu governo planeja preencher as reservas de emergência de petróleo do país em meio ao forte recuo nos preços da commodity.

O Departamento de Energia dos EUA está no processo de locação de parte do espaço disponível de 77 milhões de barris nas reservas para petroleiras norte-americanas, visando ajudá-las a lidar com a escassez de espaços de armazenamento à medida que a pandemia de coronavírus destrói a demanda por energia.

O contrato de primeiro mês do petróleo nos EUA colapsou para nível negativo nesta segunda-feira pela primeira vez na história, diante do excesso de oferta relacionado aos "lockdowns" forçados pelo coronavírus. O vencimento terminou o dia cotado a -37,63 dólares por barril.

(Reportagem de Jeff Mason)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança