Pesquisa Datafolha mostra apoio de 59% da população a Jair Bolsonaro

Publicado em 05/04/2020 08:33 e atualizado em 05/04/2020 11:37
Pergunta "enviezada" - se deveria renunciar ou não - é rejeitada pelos pesquisados. Maioria confia em sua liderança

Igor Gielow, editor da FOLHA DE SÃO PAULO

A renúncia do presidente Jair Bolsonaro em meio à sua atuação no combate à Covid-19 é rejeitada por 59% dos brasileiros.

Já 37% desejam que ele renuncie, conforme vem sendo pedido por políticos de oposição, e 4% não sabem dizer. Foi o que apurou pesquisa do Datafolha com 1.511 entrevistados, feita por telefone de 1º a 3 de abril. A margem de erro é de três pontos.

(trecho do editorial da Folha deste domingo: "Mais da metade dos brasileiros avalia que ele ainda tem condições de liderar o país (52%, na margem de erro) e rejeita a ideia de um pedido de renúncia (59%). A despeito do que podem dar a entender os panelaços diários nas grandes cidades, o pior de seu desgaste se concentra em estratos minoritários de maior renda e escolaridade.")

Apesar de o levantamento apontar que apenas 33% dos ouvidos consideram a gestão da crise sanitária pelo presidente da República como boa ou ótima, 52% creem que ele tem condições de seguir liderando o país.

Para 44%, Bolsonaro perdeu tais condições, e 4% não souberam responder. 3 de abril de 2020. (+ na FSP).

59% são contra e 37% a favor da renúncia de Bolsonaro em meio à pandemia (Estadão Conteúdo).

Um levantamento do Datafolha, divulgado neste domingo, 5, mostra que 59% dos brasileiros são contra uma renúncia do presidente Jair Bolsonaro em meio ao combate à pandemia pela covid-19. Outros 37% são a favor, conforme vem sendo pedido por políticos da oposição. Outros 4% não sabem dizer.

Para apenas 33% dos entrevistados, a gestão da crise sanitária é avaliada de forma positiva (boa ou ótima). Apesar de a minoria dos respondentes ter essa avaliação, a maioria acredita que o presidente tem condições de seguir liderando o País. Segundo o levantamento, 52% dos brasileiros entendem que Bolsonaro continua com capacidade de governar; 44% disseram que não e 4% afirmaram que não sabem. Nessa questão, a avaliação positiva é maior que a média entre empresários (65%) e entre moradores da região Sul (62%).

A pesquisa trouxe que a renúncia de Bolsonaro tem maior apoio entre os jovens (44%), mulheres (42%), os que têm até o ensino fundamental (40%) e também para quem tem renda acima de 10 salários mínimos (39%)

O Datafolha ouviu 1.511 pessoas por telefone entre os dias 1 e 3 de abril. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Fonte: Folha/DATAFOLHA/Estadão

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BTG eleva projeção para Selic após fala de Campos Neto reforçar tom duro do Copom
Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior
Taxas de janeiro 2026 e janeiro 2027 têm alta firme em dia de avanço dos yields e fala de Campos Neto
Índice europeu STOXX 600 atinge recorde de fechamento com estímulo da China