FMI diz que produção global vai contrair em 2020 e explora opções de financiamento

Publicado em 27/03/2020 11:25

WASHINGTON (Reuters) - A pandemia de coronavírus fará com que a produção econômica global contraia em 2020, disseram autoridades do Fundo Monetário Internacional nesta sexta-feira, acrescentando que um "número excepcionalmente alto de países" precisa de financiamento emergencial do FMI.

A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, e o presidente do Comitê Monetário e Financeiro Internacional, Lesetja Kganyago, disseram em comunicado que, para aliviar a escassez de câmbio de muitos países em desenvolvimento, o FMI está explorando opções adicionais que vão além das ferramentas tradicionais de financiamento do Fundo.

"Estamos em uma situação sem precedentes, em que uma pandemia global de saúde se transformou em uma crise econômica e financeira. Com uma parada repentina na atividade econômica, a produção global vai se contrair em 2020", disseram as autoridades em comunicado conjunto após uma teleconferência do comitê diretor do Fundo.

(Por David Lawder)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança