Primeiro parlamentar com covid-19, Nelsinho Trad recebe alta

Publicado em 22/03/2020 16:25

Infectado com o novo coronavírus, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) recebeu alta hospitalar neste domingo, 22, informou a assessoria do parlamentar. Ele ficará em isolamento domiciliar, em Brasília. Integrante da comitiva presidencial que viajou aos Estados Unidos com Jair Bolsonaro em março, Trad foi o primeiro parlamentar a ter a covid-19 confirmada.

Segundo a equipe do gabinete, Trad "continua adotando os cuidados em casa para total recuperação da sua saúde".

A assessoria do senador disse que ele prefere não se manifestar por enquanto, até estar "100% restabelecido".

Presidente da Fiero é 23º membro da comitiva de Bolsonaro com covid-19

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, confirmou neste domingo, 22, ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, que fez um teste e está com o novo coronavírus. Ele é o 23º membro da comitiva que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro em viagem aos Estados Unidos a contrair a covid-19.

Bolsonaro teve contato com auxiliares que já foram diagnosticados com o coronavírus nos últimos dias, como o secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten, e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno. Segundo divulgou em suas redes sociais, porém, os dois primeiros testes feitos por ele deram negativo.

O presidente voltou a afirmar que, caso receba orientação médica, poderá fazer um novo exame. Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta defendeu o sigilo sobre os resultados dos exames. "Os exames do paciente são do paciente. São da sua intimidade. A gente não faz divulgação nem do seu, nem do meu, nem do de ninguém", disse Mandetta.

O contato com uma pessoa infectada é uma das formas de transmissão do coronavírus. O presidente foi criticado por infectologistas e até por aliados por expor os manifestantes no dia 15 ao risco de contaminação pela covid-19.

Os 23 contaminados que integraram ou tiveram contato com a comitiva de Bolsonaro nos EUA são os seguintes:

Fabio Wajngarten, secretário de Comunicação da Presidência da República

Nelsinho Trad, senador pelo PTB-MS

Nestor Forster, embaixador e encarregado de negócios do Brasil nos EUA

Karina Kufa, advogada e tesoureira do Aliança pelo Brasil

Sérgio Lima, publicitário e marqueteiro do Aliança pelo Brasil

Samy Liberman, secretário-adjunto de comunicação da Presidência

Alan Coelho de Séllos, chefe do cerimonial do Itamaraty

Quatro integrantes não-identificados da equipe de apoio do voo presidencial aos EUA

Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria

Marcos Troyjo, secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia

Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústria do Estado de Minas Gerais

Daniel Freitas, deputado federal (PSL-SC)

Augusto Heleno, ministro-chefe do GSI

Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia

Sérgio Segovia, presidente da Apex

Filipe Martins, assessor internacional da Presidência

Major Cid, chefe da ajudância de ordens

Coronel Suarez, diretor do Departamento de Segurança Presidencial

Carlos França, chefe do Cerimonial

Marcelo Thomé, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia.

Prefeitura de SP faz força-tarefa para higienizar 75 pontos próximos a hospitais da Capital

A Prefeitura de São Paulo deslocou mais de 700 agentes para higienizar com desinfetante antibactericida as ruas e vias de 75 pontos próximos a hospitais da capital. A ação de combate ao novo coronavírus foi coordenada pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) em parceria com consórcios de varrição e coleta, e teve início na manhã deste domingo, 22.

Em comunicado oficial, a Prefeitura afirma que ainda serão contratadas outras 55 equipes extras com 715 agentes. A higienização é feita através de lavagem, pulverização de água, sabão e água sanitária nos pontos de ônibus e bancos próximos dos endereços. A previsão é de expandir a operação para entornos de comércios, estações de trem e metrô na próxima semana.

O plano de contingência de resíduos sólidos na capital engloba ainda medidas de conscientização e a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como uniformes, luvas, protetor auricular, bota de couro ou borracha, avental e viseira para profissionais que atuam em áreas de aglomeração. Secretário municipal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi diz que as ações serão adotadas de acordo com o avanço da doença na cidade.

Para os próximos sete dias, será feita ainda a distribuição de EPIs para servidores que trabalham em regiões como a cracolândia e o Parque Dom Pedro. Funcionários da varrição também vão colocar o lixo recolhido em duas sacolas. "Vamos fechar os 104 ecopontos. Na reciclagem, algumas etapas eram manuais, mas as usinas são automatizadas. Estamos tirando o estágio feito por pessoas, mas isso não implica que os catadores vão ficar sem a remuneração."

Segundo Modonezi, o plano prevê também medidas adicionais para cenários mais críticos. "Caso a situação venha a piorar e tenha aumento dos resíduos em hospitais, estamos planejando o que será feito. Espero que não aconteça, mas podemos atrasar a coleta em até três horas. Hospitais (de campanha) estão sendo montados no Pacaembu e no Anhembi. Podemos remanejar mão de obra de algumas partes da cidade para trabalhar lá, mas sem deixar de fazer a coleta para evitar outras doenças, como a dengue. Tudo isso está sendo feito para salvar vidas."

 

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança