Parada do mundo e do comércio brasileiro pesaram na revisão do PIB, diz Sachsida

Publicado em 20/03/2020 17:14

BRASÍLIA (Reuters) - A grande parada que o mundo está sofrendo e o fechamento do comércio por decretos de Estados e municípios foram fatores que pesaram no corte do Produto Interno Bruto (PIB) previsto para este ano, disse o secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, nesta sexta-feira.

Mais cedo, o governo revisou sua expectativa para o PIB a 0,02%, sobre 2,1% antes.

"Quando você elabora uma lei estadual ou municipal fechando o comércio por 30 dias, shoppings por 40 dias, certamente entendemos e respeitamos aspecto humano, mas efeito econômico dessas medidas acaba sendo muito forte", afirmou ele, em coletiva de imprensa.

"É por isso que momento demanda muita serenidade, muita prudência. É balanço difícil, respeitamos decisões de todos", completou.

Sachsida pontuou que Estados Unidos, China e Argentina são grandes parceiros comerciais e que, por conta do coronavírus, há queda generalizada nas projeções de crescimento de todos, o que tem implicações para a economia brasileira.

(Por Marcela Ayres)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança