França nacionalizará grandes empresas se necessário, diz ministro de Finanças

Publicado em 17/03/2020 11:44

O governo francês está preparado para usar todos os meios a fim de apoiar grandes empresas que sofrem com turbulências no mercado financeiro, incluindo a nacionalização se necessário, disse o ministro de Finanças da França, Bruno Le Maire, nesta terça-feira.

"Não hesitarei em usar todos os meios disponíveis para proteger grandes empresas francesas", disse ele em uma teleconferência com jornalistas.

"Isso pode ser feito por recapitalização, por participação, posso até usar o termo nacionalização, se necessário", acrescentou Le Maire, sem mencionar quais empresas podem vir a ter tratamento prioritário.

Le Maire também elogiou a decisão da autoridade dos mercados financeiros da França de proibir vendas a descoberto de 92 ações francesas durante a sessão desta terça-feira, e disse que a medida poderá ser estendida por até um mês, se preciso.

O ministro de Finanças disse que o governo apresentará em breve um projeto de Orçamento para refletir a nova realidade econômica criada pelo surto, e que se baseará em uma previsão provisória para uma contração de 1% no Produto Interno Bruto este ano.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Câmara altera acordo entre Brasil e China para evitar dupla tributação e evasão fiscal
Milei, da Argentina, atua como substituto de Trump na cúpula do G20 no Rio
Dólar sobe ante real após escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia
Taxas de juros a partir de 2026 caem enquanto mercado espera por pacote fiscal
Estamos prontos para apoiar a Argentina, diz chefe do FMI após reunião com Milei
Ações caem com investidores em busca de segurança em meio a preocupações geopolíticas
undefined