Taxas de navios-tanque despencam mais de 80% diante de epidemia de coronavírus

Publicado em 26/02/2020 16:09

Por Michael Shields

GENEBRA (Reuters) - As taxas de afretamento de navios-tanque despencaram mais de 80% à medida que a epidemia de coronavírus pressiona as principais economias do mundo, custando ao setor centenas de milhões de dólares em negócios perdidos, disse uma autoridade da indústria.

Ainda que parte das perdas sejam definitivas, uma recuperação comercial no final deste ano poderia colocar o setor de volta em águas mais calmas, afirmou à Reuters o secretário-geral da Câmara Internacional de Navegação (ICS, na sigla em inglês), Guy Platten, em entrevista nesta quarta-feira.

A ICS é a principal associação comercial de proprietários de empresas do setor e operadores, representando mais de 80% da frota comercial do mundo.

Platten classificou a epidemia de Covid-19 como "extremamente disruptiva" para o setor de transportes, desencadeando uma redução maciça das importações de matérias-primas pela China, uma vez que fábricas registraram paralisações e estão apenas começando a se recuperar.

"Em relação aos bens acabados, você tem contêineres vazios na China, por exemplo, e uma escassez de contêineres nos Estados Unidos, pois os produtos manufaturados não estão saindo da China e sendo transportados ao redor do mundo. Isso está afetando toda a cadeia de suprimento em todo o setor do transporte marítimo", disse Platten.

Ele acrescentou que é difícil estimar os custos gerais para o setor.

"Tudo o que sabemos é que houve uma queda absoluta nas taxas para várias classes de navios... Sabemos que há filas de contêineres navegando vazios. Neste momento, seriam centenas de centenas de milhões de dólares em risco", afirmou.

"No setor de navios-tanque, sabemos que as taxas recuaram mais de 80% somente em uma área", acrescentou Platten.

(Reportagem adicional de Jan Schwartz, em Hamburgo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Coalizão de frentes parlamentares se unem contra MP ‘Taxa-Tudo’ Coalizão de frentes parlamentares se unem contra MP ‘Taxa-Tudo’
Usina de enriquecimento de urânio do Irã acima do solo em Natanz foi destruída, diz chefe da AIEA
Wall St termina em forte queda com retaliação do Irã contra ataque de Israel
Dólar fecha estável no Brasil em dia de tensão após ataque de Israel ao Irã
Ibovespa tem queda modesta com Petrobras amortecendo aversão a risco com Oriente Médio
Irã dispara menos de 100 mísseis contra Israel; a maioria foi interceptada, dizem militares israelenses