EUA vão retirar cidadãos norte-americanos de Wuhan, na China, diz WSJ

Publicado em 25/01/2020 16:56

(Reuters) - Os Estados Unidos estão organizando um voo charter no domingo para trazer seus cidadãos e diplomatas de volta da cidade chinesa de Wuhan, epicentro do surto de um novo coronavírus, informou o Wall Street Journal neste sábado.

O avião, com cerca de 230 pessoas, levará diplomatas do consulado dos EUA, bem como cidadãos norte-americanos e suas famílias, informou o Journal, citando uma pessoa familiarizada com a operação.

Washington recebeu aprovação da operação do Ministério das Relações Exteriores da China e de outras agências governamentais após negociações nos últimos dias, informou o jornal.

Um porta-voz da Embaixada dos EUA em Pequim disse que, na quinta-feira, o Departamento de Estado ordenou a saída de membros da família e de todos os funcionários do governo dos EUA no consulado de Wuhan, mas se recusou a comentar o relatório de que outros cidadãos dos EUA seriam retirados da cidade.

A decisão de transferir funcionários e famílias do consulado dos EUA deveu-se ao surto do coronavírus "e a interrupções logísticas decorrentes de transporte restrito e hospitais sobrecarregados na cidade de Wuhan", disse o porta-voz em comunicado enviado à Reuters.

(Reportagem de Ismail Shakil em Bengaluru e Tony Munroe em Pequim)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe na abertura com continuação de "Trump trade"
Ações da China e de Hong Kong caem com decepção por incentivo e preocupações com Trump
Senado aprova projeto que regula mercado de carbono
Existem vários caminhos possíveis para se atingir a meta de inflação, diz Galípolo
Petrobras reitera que responderá Ibama sobre Foz do Amazonas ainda este mês
Ibovespa fecha no azul com suporte de Embraer em dia repleto de balanços
undefined