Para OMC, mecanismo de disputa vai ter que mudar para lidar com novas condições

Publicado em 21/01/2020 01:46

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, reconheceu nesta terça-feira, 21, que o mecanismo de disputa da instituição vai ter que mudar para lidar com novas condições da economia global, mas não detalhou como isso deve ocorrer.

"Não tenho dúvidas de que a OMC vai sobreviver, mas o mecanismo de disputa vai ter que ser diferente", disse durante painel no Fórum Econômico Mundial, que acontece nesta semana em Davos, na Suíça.

Azevêdo também defendeu a importância do livre-comércio em detrimento do protecionismo, e negou que esse sistema provoque desigualdades sociais. "Está claro que o livre-comércio está associado a crescimento econômico", disse o diretor-geral da OMC.

Sobre a "fase 1" do acordo comercial firmado entre Estados Unidos e China, o brasileiro admitiu que muitos desafios ainda persistem, mas disse que o pacto representa um alívio importante na escalada de tarifas.

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petrobras reitera que responderá Ibama sobre Foz do Amazonas ainda este mês
Ibovespa fecha no azul com suporte de Embraer em dia repleto de balanços
Dow Jones e S&P 500 têm alta leve após dado de inflação manter intacta expectativa de corte do Fed
Dólar sobe ante o real mesmo com leilão de US$4 bi do BC
Taxas de juros futuras sobem com mercado à espera de pacote fiscal e projetando ciclo maior da Selic
Preço médio da gasolina se mantém estável desde setembro, enquanto etanol inicia novembro com primeira alta desde agosto, afirma Edenred Ticket Log
undefined