Contratações pelo Plano Safra 2019/20 atingem R$108,5 bi até dezembro

Publicado em 07/01/2020 07:32

SÃO PAULO (Reuters) - Os produtores rurais utilizaram nos seis primeiros meses da temporada 2019/20 cerca de metade dos recursos programados para o Plano Safra, contratando 108,5 bilhões de reais, informou o Ministério da Agricultura nesta segunda-feira.

Segundo nota da pasta, entre julho e dezembro de 2019 foram realizados aportes de 28,5 bilhões de reais para operações de investimento e de 80 bilhões de reais para custeio.

"As demandas por recursos do crédito rural seguem aquecidas, conforme o esperado", disse em comunicado o diretor de Financiamento e Informação da Secretaria de Política Agrícola, Wilson Vaz de Araújo.

Os financiamentos para custeio, que concentram a maior parcela dos valores, registraram crescimento de 5% em relação à temporada anterior, enquanto as contratações para investimento tiveram expansão de 19%.

Com a forte demanda nos programas de investimento, o ministério afirmou que o Tesouro Nacional autorizou o remanejamento de recursos, "sobretudo de custeio para investimentos", para uma readequação.

Assim, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) recebeu 874 milhões de reais adicionais e o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), mais 614 milhões de reais.

Nos seis meses iniciais do Plano Safra, o Pronamp apresentou sozinho um avanço de 37% nas contratações, atingindo 14,2 bilhões de reais, sendo que os aportes para investimento em seu âmbito cresceram 49%.

"Os remanejamentos realizados em dezembro último serão suficientes para atender a demanda", afirmou Araújo.

(Por Gabriel Araujo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa recua em dia com noticiário carregado; Vale atenua perda
Ações dos EUA fecham em alta após Fed reduzir juros
Dólar fecha estável em dia de ajustes técnicos e ruídos sobre o pacote fiscal
Taxas de juros curtas sobem após Copom e longas caem sob influência dos Treasuries
Resultado de eleições nos EUA não tem impacto sobre política monetária de curto prazo, diz chair do Fed
Milei, da Argentina, se reunirá com Trump na próxima semana nos EUA
undefined