Presidente do Iraque condena ataque dos EUA e pede moderação

Publicado em 03/01/2020 08:58

BAGDÁ (Reuters) - O presidente do Iraque, Barham Salih, condenou nesta sexta-feira o ataque aéreo dos Estados Unidos no aeroporto de Bagdá que matou Qassem Soleimani, comandante da força de elite Quds do Irã, e pediu moderação a todas as partes.

O Iraque deve colocar seu interesse nacional em primeiro lugar e evitar as tragédias de um conflito armado que afeta o país ao longo de quatro décadas, disse ele em comunicado.

(Reportagem de Maha El Dahan e Ahmed Aboulenein)

Líder supremo do Irã nomeia vice-comandante da força Quds para substituir Soleimani

DUBAI (Reuters) - O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, nomeou o vice de Qassem Soleimani, general Esmail Ghaani, para substituí-lo como chefe das Forças Quds após a morte do comandante em um ataque dos Estados Unidos, informou a mídia iraniana.

O programa da força "permanecerá inalterado em relação ao período de seu antecessor", afirmou Khamenei em comunicado divulgado pela mídia estatal.

Ghaani se tornou vice-comandante da Força Quds, braço no exterior da Guarda Revolucionária do Irã, em 1997, quando Soleimani tornou-se o principal comandante militar do país.

Ghaani foi citado pela mídia iraniana dizendo, em 2017, que "as ameaças (do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump) contra o Irã vão trazer danos à América... Nós enterramos muitos... como Trump e sabemos como lutar contra a América".

(Por Parisa Hafezi)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa recua em dia com noticiário carregado; Vale atenua perda
Ações dos EUA fecham em alta após Fed reduzir juros
Dólar fecha estável em dia de ajustes técnicos e ruídos sobre o pacote fiscal
Taxas de juros curtas sobem após Copom e longas caem sob influência dos Treasuries
Resultado de eleições nos EUA não tem impacto sobre política monetária de curto prazo, diz chair do Fed
Milei, da Argentina, se reunirá com Trump na próxima semana nos EUA
undefined