Bolsonaro diz que negociações sobre clima são "jogo comercial"

Publicado em 16/12/2019 09:20

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou que as negociações em torno de metas climáticas são apenas um "jogo comercial" e lembrou que a cúpula do clima da ONU, que terminou neste domingo sem avanços relevantes, não aconteceu no Brasil por uma decisão sua.

"Por que que eu não aceitei a COP25 no Brasil? Eu não aceitei, eu que decidi. Estariam fazendo aqui um Carnaval no Brasil agora", afirmou o presidente a jornalistas neste domingo na porta do Palácio da Alvorada ao ser questionado sobre o desfecho da cúpula.

"Quero saber, alguma resolução é para a Europa começar a ser reflorestada ou só ficam perturbando o Brasil? É um jogo comercial, eu não sei como, né, que o pessoal não consegue entender que é um jogo comercial", acrescentou o presidente.

A COP25, em seu comunicado final, apoiou apenas uma declaração sobre a "necessidade urgente" de fechar a lacuna entre as emissões atuais e as metas de temperatura do Acordo do Clima de Paris, de 2015 -um resultado que o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, chamou de decepcionante.

Brasil, China, Estados Unidos, Austrália e Arábia Saudita lideraram a resistência a uma ação mais ousada, disseram delegados.

O ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, afirmou em nota no Twitter que a cúpula "não deu em nada". "Países ricos não querem abrir seus mercados de crédito de carbono. Exigem medidas e apontam o dedo para o resto do mundo, sem cerimônia, mas na hora de colocar a mão no bolso, eles não querem", disse Salles.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta de papéis de energia compensa temores com Oriente Médio e mercado europeu fecha estável
Biden diz que não apoia ataque a instalações nucleares do Irã
Drones russos atingem infraestrutura portuária e subestações de energia na Ucrânia
Dólar recua frente ao real após Moody's elevar nota de crédito do Brasil
Produção industrial no Brasil sobe 0,1% em agosto, diz IBGE
Vice-presidente do BCE diz ter expectativa de recuperação do crescimento na zona do euro