Economia brasileira saiu do “fundo do poço”, avalia Economia após dado do PIB

Publicado em 03/12/2019 11:48

A secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia avaliou nesta terça-feira que a economia saiu do “fundo do poço”, chamando atenção para inflação sob controle e juros baixos após a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre.

"A economia brasileira manteve a trajetória de recuperação da atividade, com aceleração da retomada do crescimento, ratificando o aumento da confiança dos setores de serviços e varejo e dos consumidores que se iniciou após julho, momento de anúncio do Novo FGTS", afirmou a SPE, em nota.

"Destaca-se o crescimento robusto do investimento e a retomada do consumo das famílias, enquanto o gasto do governo retraiu novamente", acrescentou a secretaria, frisando a tendência de crescimento do PIB privado em substituição do PIB do setor público.

O crescimento da economia do Brasil acelerou mais do que o esperado no terceiro trimestre, a 0,6%, em meio a ganhos da agropecuária, da indústria e do consumo das famílias, com força no investimento e indicando recuperação gradual sustentada à frente.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chefe do BC diz a novo premiê do Japão que agirá com cautela sobre momento de aumentar juros
Israel proíbe entrada do secretário-geral da ONU no país
Ações de Hong Kong sobem com estímulo da China; setores imobiliário e financeiro lideram alta
Moody's eleva nota de crédito do Brasil e país fica a um passo do grau de investimento
Ucrânia investiga suposta execução de 16 prisioneiros de guerra pela Rússia
Moraes desbloqueia contas bancárias do X para pagamento de multas e voltar a funcionar no Brasil