Itaú Unibanco soma mais de R$ 45 bi em transações e bate recorde com Black Friday

Publicado em 01/12/2019 13:51
Agência Estado

O Itaú Unibanco registrou mais de R$ 45 bilhões em transações de pagamentos e transferências eletrônicas, como TEDs e DOCs, na última sexta-feira, 29, recorde em volume financeiro para um único dia por conta da Black Friday. Somente a Rede, braço de maquininhas do banco, registrou aumento de 25% no faturamento relativo a vendas feitas no varejo físico, na comparação com 2018.

Já no meio digital, a número dois do setor de adquirência teve um crescimento de 97%. O desempenho, segundo o banco, mostra que as empresas de e-commerce se tornaram as grandes impulsionadoras e carros-chefe das promoções na Black Friday.

O maior volume de transações, conforme a Rede, foi registrado entre 12 horas e 13 horas. Neste período, estima a empresa, cerca de 15 milhões de pessoas compraram algum produto no varejo usando meios eletrônicos de pagamento. Em relação ao pagamento das compras via boleto, o Itaú somou mais de 5,3 milhões de operações somente na última sexta-feira.

A Rede passou por uma forte reestruturação nos últimos anos em meio ao aumento da concorrência no setor de maquininhas e a chegada de novos players. Além de reforçar a operação, o banco passou a ser mais agressivo para retomar a fatia perdida no mercado de cartões que caminha para atingir a marca de R$ 2 trilhões no País.

Mais recentemente, a Rede traçou uma nova ofensiva ao zerar a antecipação de recebíveis em operações de crédito para clientes que recebam seus pagamentos no Itaú. Apesar do impacto nas margens, a empresa conseguiu ampliar o ritmo de volume capturado em suas maquininhas. A ofensiva da Rede foi parar no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), que investiga o posicionamento da empresa diante do poder de grandes grupos financeiros, com posições em diferentes elos desta cadeia, frente a players menores.

Varejo online fatura R$ 3,2 bi na Black Friday, estima Ebit Nielsen

O varejo brasileiro online faturou R$ 3,2 bilhões na Black Friday de 2019, aponta levantamento da EbitNielsen. O dado é referente à receita registrada na quinta-feira, 28, e na sexta-feira, 29. O montante representa alta de 23,6% em relação à edição de 2018, quando as vendas somaram R$ 2,6 bilhões. O gasto médio por consumidor, no entanto, caiu de R$ 608 para R$ 602, queda de 1,1%.

"Os números da Black Friday comprovam que o evento já faz parte do calendário de compras do brasileiro, com crescimento ano a ano", disse a líder da EbitNielsen, Ana Szasz. "E as lojas mais tradicionais se mostraram mais preparados para o período promocional, ao entender o que o mercado queria", afirmou também

Além disso, as vendas confirmam a tendência de o consumidor adquirir a partir de dispositivos móveis. A EbitNielsen identificou que 55% dos pedidos foram feitos a partir de celulares, ante 35% em 2018.

O faturamento via mobile neste ano chegou a R$ 1,7 bilhão, enquanto no ano passado foi de R$ 830 milhões, uma expansão de 95%. O tíquete médio para compras por esse meio foi de R$ 574, frente aos R$ 552 do ano anterior, alta de 4%.

"Já vínhamos falando ao longo do ano sobre "Mobile First" (dispositivos móveis em primeiro lugar) e de fato essa Black Friday se consolidou como o evento onde mais compras foram feitas por este formato. Garantir uma boa experiência mobile foi o diferencial para bons resultados", explica Ana Szasz.

Fonte: Agência Estado

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