Parlamentares da UE liberam aumento em importações de carne bovina dos EUA

Publicado em 28/11/2019 08:34

BRUXELAS (Reuters) - Parlamentares da União Europeia aprovaram um aumento nas importações de carne bovina dos Estados Unidos para o bloco nesta quinta-feira, mas criticaram o governo norte-americano por impor tarifas sobre importações de metais, além das ameaças a carros e peças de automóveis da UE.

Os membros do Parlamento Europeu votaram por 457 a 140, com 71 abstenções, a favor de um plano para permitir aos produtores dos EUA uma parcela maior de uma cota de 45.000 toneladas existente a partir de 2020.

A votação veio com uma resolução pedindo a remoção das tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre aço e alumínio da UE e a retirada de sua ameaça de aumentar as tarifas de carros e peças de automóveis da UE.

Os parlamentares também pediram a Washington que trabalhasse com Bruxelas para encontrar uma solução para uma disputa sobre subsídios aos fabricantes de aviões, o que levou a casos da Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a Airbus e a Boeing.

A OMC concedeu em outubro aos EUA, no caso da Airbus, o direito de impor tarifas sobre 7,5 bilhões de dólares em importações da UE. O governo norte-americano optou por aplicá-las ao vinho francês, uísques escoceses e irlandeses, azeitonas e queijo de todo o continente.

A UE espera que a OMC conceda ao bloco o direito de retaliar no caso de subsídios da Boeing no início do próximo ano.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moody's eleva nota de crédito do Brasil e país fica a um passo do grau de investimento
Ucrânia investiga suposta execução de 16 prisioneiros de guerra pela Rússia
Moraes desbloqueia contas bancárias do X para pagamento de multas e voltar a funcionar no Brasil
Haddad projeta grau de investimento no fim do atual governo após Moody's elevar nota do país
Irã pede à ONU que evite nova escalada nas tensões do Oriente Médio, diz Ministério das Relações Exteriores
Dólar sobe ante real com escalada do conflito no Oriente Médio