Estoque de crédito no Brasil avança 0,3% em outubro, puxado por apetite de famílias

Publicado em 27/11/2019 12:42

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O estoque total de crédito no Brasil subiu 0,3% em outubro sobre setembro, a 3,373 trilhões de reais, em mais um mês de alta nos financiamentos a famílias e baixa no saldo de empréstimos fechados por empresas.

No acumulado dos dez primeiros meses do ano, o estoque geral de crédito no país cresceu 3,5%. Em 12 meses, houve alta de 6,3%, já superior ao percentual de 5,7% que o Banco Central havia projetado para o consolidado de 2019 em estimativa feita em setembro.

"A gente tem visto que esse desempenho tem acontecido com uma redução de taxas e, em tese, taxas mais baixas estimulam a tomada de crédito, estimulam também investimentos e ampliação de negócios e despesas de consumo", afirmou o chefe do departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha.

A retomada da economia, ainda que de forma gradual, e o barateamento das condições de crédito, na esteira do ciclo de afrouxamento na Selic, são todos fatores que têm contribuído para o estímulo ao crédito, frisou Rocha.

Segundo dados divulgados pelo BC nesta quarta-feira, houve elevação de 1,1% em outubro sobre o mês anterior no estoque de crédito às pessoas físicas. Já entre as pessoas jurídicas, houve retração de 0,8%.

Também refletindo uma tendência esboçada nos últimos meses, o crédito livre, em que as taxas são livremente definidas pelas instituições financeiras, subiu 0,5% no mês, ao passo que o crédito direcionado avançou apenas 0,1%.

De janeiro a outubro, o estoque de crédito às famílias avançou 8,9%, enquanto entre as empresas foi verificado um recuo de 3,1%. O estoque de crédito livre, por sua vez, teve expansão de 8,5%, enquanto o direcionado sofreu diminuição de 2,3%.

Num reflexo da diminuição da atuação do Estado como agente financiador, diretriz defendida com afinco pela equipe econômica capitaneada pelo ministro Paulo Guedes, o saldo de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) caiu 10,8% no acumulado do ano, chegando a 396,286 bilhões de reais em outubro.

Com isso, ele ficou abaixo de 400 bilhões de reais, o que foi visto pela última vez em abril de 2012, destacou Rocha.

BARATEAMENTO NO CRÉDITO

Em relação ao custo dos financiamentos no país, os juros médios caíram 1 ponto percentual em outubro sobre setembro, a 35,9% ao ano, dado que considera apenas o segmento de recursos livres.

No crédito livre às pessoas físicas, a taxa do consignado de 20,9% ao ano vista em outubro representa a mais baixa da série histórica do BC, iniciada em 2004. A taxa para aquisição de veículos, de 19,7% ao ano, chegou perto da menor já registrada, que foi de 19,5% em junho de 2000, disse Rocha.

Já no crédito livre às pessoas jurídicas, as taxas registradas em outubro chegaram às mínimas históricas em três modalidades: capital de giro (15,2% ao ano), antecipação de fatura de cartão (11,8% ao ano) e aquisição de veículos (12,4% ao ano), segundo o BC.

A diminuição dos juros tem ocorrido em meio ao ciclo de queda na taxa básica de juros. O BC já sinalizou que a Selic, hoje em 5% ao ano, deve cair a 4,5% na sua última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de 2019, em dezembro.

Considerando todo o segmento de recursos livres, o spread, que mede a diferença entre a taxa de captação dos bancos e a cobrada a seus clientes, recuou 0,5 ponto percentual em outubro sobre setembro, a 30,3 pontos percentuais.

Por sua vez, a inadimplência em recursos livres ficou estável em 3,9%.

(Por Marcela Ayres)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem queda discreta com EUA e fiscal no radar; Itaú sobe 2%
Trump x Kamala: Eleitores dos EUA vão às urnas ao final de campanha turbulenta
Dólar abre em leve alta com mercado na espera de medidas fiscais e eleição dos EUA
Controle do Congresso está em disputa em eleição acirrada nos EUA
Operadores de câmbio se preparam para volatilidade grande após eleição dos EUA
Índices da China atingem máximas de 4 semanas após premiê expressar confiança na economia