Bolsonaro confirma visita à Índia em janeiro para ampliar comércio; indianos terão PIB de US$ 5 trilhões

Publicado em 13/11/2019 18:37

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro confirmou uma visita à Índia em janeiro para buscar entendimentos comerciais e aprofundar a cooperação em áreas como ciência e tecnologia e biocombustíveis, informou o Palácio do Planalto após encontro de Bolsonaro com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Modi está no Brasil para o encontro dos Brics --grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul--, e durante a reunião bilateral com Bolsonaro o convidou para comparecer às festividades do Dia da República, na Índia, em janeiro do próximo ano, de acordo com nota do Planalto sobre o encontro.

"O presidente Jair Bolsonaro confirmou sua aceitação do convite para participar, como convidado principal, das comemorações do Dia da República, na Índia, em 26 de janeiro de 2020. Disse querer aproveitar a visita para novos entendimentos comerciais e para aprofundar a cooperação numa série de áreas, como biocombustíveis e ciência e tecnologia", afirma a nota.

"O presidente brasileiro concordou com o primeiro-ministro Modi quanto ao grande potencial da cooperação bilateral e manifestou o desejo de fortalecer a parceria estratégica indo-brasileira. Ressaltou ser importante prever, por ocasião de sua visita à Índia, atividades paralelas para aproximar os setores privados dos dois países", acrescenta a nota.

O encontro dos líderes dos países dos Brics acontece em Brasília entre esta quarta e a quinta-feira. Mais cedo, Bolsonaro se reuniu com o presidente da China, Xi Jinping, e pediu que o país asiático, maior parceiro comercial do Brasil, aumente a importação de produtos brasileiros de maior valor agregado.

Premiê indiano quer transformar Índia em economia de US$ 5 trilhões até 2024

BRASÍLIA (Reuters) - O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse em declaração durante a cúpula dos Brics, nesta quarta-feira, que seu país pretende se tornar uma economia de 5 trilhões de dólares até 2024.

O PIB da Índia em 2018 foi de 2,6 trilhões de dólares. Modi disse que a meta dos Brics --formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul-- para investimentos e comércio tem de ser mais ambiciosas e que aceita sugestões para reduzir ainda mais os custos comerciais.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA
Departamento do Tesouro dos EUA impõe sanções ao Gazprombank da Rússia
Atividade empresarial dos EUA atinge maior nível em 31 meses em novembro
Wall St ronda estabilidade antes de dados de atividade empresarial, com tensões geopolíticas em foco
BCE continuará reduzindo juros, mas discussão de dezembro deve esperar, diz Nagel
Ibovespa sobe apoiado em Petrobras, mas ainda caminha para queda semanal
undefined