Agricultor afetado por quebra de safra ou mudanças no mercado poderá ter dívida prorrogada

Publicado em 05/11/2019 10:26

O Projeto de Lei 5555/19 garante mais prazo para o pagamento do financiamento rural aos agricultores que enfrentam dificuldades financeiras provocadas por fatores como frustração da safra e problemas de mercado.

O texto estabelece também que, nessas situações, o produtor não poderá ter o nome inscrito em cadastros de restrição de crédito. A proposta foi apresentada pelo deputado Luiz Nishimori (PL-PR) e altera a Lei da Política Agrícola.

Nishimori afirma que os produtores rurais brasileiros precisam de uma proteção legal que possa ser acionada diante dos riscos inerentes à atividade, como seca, excesso de chuvas e pragas. Segundo ele, a proteção evitará o endividamento dos produtores e a perda da terra em processos de cobrança judicial.

O deputado disse ainda que a mudança proposta não aumenta gastos públicos, nem o direito do credor (bancos) de continuar a receber as prestações dos financiamentos concedidos.

Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

 

Por: Janary Júnior
Fonte: Câmara dos Deputados

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moody's eleva nota de crédito do Brasil e país fica a um passo do grau de investimento
Ucrânia investiga suposta execução de 16 prisioneiros de guerra pela Rússia
Moraes desbloqueia contas bancárias do X para pagamento de multas e voltar a funcionar no Brasil
Haddad projeta grau de investimento no fim do atual governo após Moody's elevar nota do país
Irã pede à ONU que evite nova escalada nas tensões do Oriente Médio, diz Ministério das Relações Exteriores
Dólar sobe ante real com escalada do conflito no Oriente Médio