Produção da indústria do Brasil volta a crescer no 3ºtri com melhor setembro em 2 anos

Publicado em 01/11/2019 10:02

Por Rodrigo Viga Gaier e Camila Moreira

RIO DE JANEIR/SÃO PAULO (Reuters) - A indústria brasileira registrou aumento da produção no terceiro trimestre após três quedas, depois de registrar o melhor resultado para setembro em dois anos, em um ano ainda marcado pela instabilidade para o setor.

A produção industrial do Brasil subiu 0,3% em setembro na comparação com o mês anterior, após avanço de 1,2% em agosto em dado revisado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de alta de 0,8% informada antes.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve ganho de 1,1%. Tanto na base mensal quanto na anual os resultados são os melhores para setembro desde 2017.

Assim, o setor terminou o terceiro trimestre com alta de 0,3% sobre os três meses anteriores, depois de recuar 0,5% no segundo trimestre, 0,4% no primeiro e 1,4% no quarto trimestre de 2018.

Os resultados, entretanto, ficaram abaixo das expectativas em pesquisa da Reuters com economistas, de ganhos de 0,9% na variação mensal e de 1,9% na base anual.

"Não dá para chamar ainda de recuperação ou reação, mas é um desempenho melhor que a gente via. É um padrão diferente do que se via em meses anteriores", avaliou o gerente da pesquisa no IBGE, André Macedo. “Não dá para falar em recuperação por que o crescimento foi concentrado em poucas atividades."

Entre as categorias econômicas, a produção de Bens de Consumo subiu 1,3% em setembro, enquanto a de Bens Intermediários aumentou 0,2%.

Por outro lado, os Bens de Capital, uma medida de investimento, tiveram queda de 0,5%.

A atividade que exerceu o maior impacto positivo foi a de veículos automotores, reboques e carrocerias, com alta de 4,3% no mês.

Economistas consultados na pesquisa Focus realizada semanalmente pelo Banco Central vêm piorando suas projeções para a indústria este ano, e agora veem uma contração de 0,73%, recuperando-se com um crescimento de 2,10% em 2020.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moody's eleva nota de crédito do Brasil e país fica a um passo do grau de investimento
Irã pede à ONU que evite nova escalada nas tensões do Oriente Médio, diz Ministério das Relações Exteriores
Dólar sobe ante real com escalada do conflito no Oriente Médio
Taxas de DIs a partir de 2026 caem apesar de pressão trazida pelo Oriente Médio
Ibovespa fecha em alta puxado por Petrobras com salto do petróleo
Militares israelenses dizem que escolherão quando provar capacidade "surpreendente" de ataque