Caixa anuncia nova redução de juros para financiamentos imobiliários

Publicado em 30/10/2019 16:45

Por Gabriel Ponte

BRASÍLIA (Reuters) - A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira uma terceira redução de juros neste ano para o financiamento de imóveis com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Pelas novas condições, a taxa efetiva mínima para imóveis residenciais, enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) será de TR+6,75% ao ano, enquanto a máxima, de TR +8,5% anuais, com reduções, respectivamente, de 0,75 e 1 ponto percentual.

As novas taxas de financiamento entrarão em vigor a partir da próxima quarta-feira, 6 de novembro. O anúncio foi feito antes da divulgação da decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central sobre taxa de juros Selic. A expectativa do mercado envolve corte de 0,5 ponto na Selic.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que com juros menores, haverá maior demanda por imóveis e que as novas taxas fazem a faixa 3 do programa Minha Casa Minha Vida perder competitividade.

"A faixa 3 passa a não ser mais competitiva. A Faixa 3 basicamente perde competitividade. Atualmente, estaria a 7,93% a 8,47%", afirmou.

Guimarães ainda destacou, durante a entrevista, que as agências da Caixa não abrirão mais aos sábados para saques do FGTS, o que gerará uma economia de custos à instituição financeira. "As pessoas vão ao caixa e lotéricas e recebem. Não há problema de sistema", justificou.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Irã lança dezenas de mísseis balísticos contra Israel
Gastos com construção nos EUA caem em agosto
Campos Neto diz que Brasil precisará de choque fiscal positivo para conviver com juros mais baixos
Dólar sobe em meio à pressão de cortes graduais do Fed e conflito no Oriente Médio
Wall St abre em baixa com investidores na espera de dados de emprego dos EUA
Expansão da indústria do Brasil ganha força em setembro com melhora da demanda, mostra PMI