Com carteira do Fed de pano de fundo, mercados focam em decisão sobre juros

Publicado em 30/10/2019 07:43

Por Jonnelle Marte

(Reuters) - Quando as autoridades do Federal Reserve concluírem sua reunião de política monetária nesta quarta-feira, podem ter finalmente obtido sucesso em separar as ações que adotam no gerenciamento da carteira do banco central norte-americano das decisões sobre a taxa de juros.

Esse seria um forte contraste em relação a um ano atrás, quando as declarações do chair do Fed, Jerome Powell, de que a redução do balanço estava no "piloto automático" deu aos investidores a impressão de que o Fed estava em uma trajetória severa de aperto da política monetária, sem flexibilidade para lidar com as preocupações sobre a liquidez do mercado ou desaceleração do crescimento global.

Desde então, o Fed mudou o curso, tanto na política monetária quando em sua mensagem.

O banco central passou de elevações dos juros para redução. As autoridades passaram do corte da carteira em 50 bilhões de dólares por mês, o que foi visto como uma ação para apertar a política monetária, a um aumento de 60 bilhões de dólares por mês.

E fizeram isso com uma forte mensagem de que as compras de notas de curto prazo não pretendiam "ter qualquer efeito significativo" sobre a economia. A carteira está agora em quase 4 trilhões de dólares.

Investidores que aguardam os comentários do Fed nesta quarta-feira estão agora livres para focar no que normalmernte é a principal atração da reunião de política monetária: a direção da taxa de juros.

A expectativa é de que o comitê de política monetária do Fed anuncie corte de 0,25 ponto percentual na taxa de empréstimo ao informar sua decisão às 15h (horário de Brasília). Powell dará entrevista à imprensa na sequência.

O corte será o terceiro neste ano, levando a taxa de juros para a faixa entre 1,50% a 1,75%. Os investidores estarão também atentos a pistas sobre se as autoridades acreditam que agiram de forma apropriada para lidar com os potenciais obstáculos à economia dos EUA ou se mais afrouxamento é necessário.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Irã lança dezenas de mísseis balísticos contra Israel
Gastos com construção nos EUA caem em agosto
Campos Neto diz que Brasil precisará de choque fiscal positivo para conviver com juros mais baixos
Dólar sobe em meio à pressão de cortes graduais do Fed e conflito no Oriente Médio
Wall St abre em baixa com investidores na espera de dados de emprego dos EUA
Expansão da indústria do Brasil ganha força em setembro com melhora da demanda, mostra PMI