Parlamentares republicanos dos EUA atrapalham inquérito de impeachment contra Trump

Publicado em 23/10/2019 17:03

Por Richard Cowan e Mark Hosenball e Patricia Zengerle

WASHINGTON (Reuters) - Estimulados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a endurecerem no combate às tentativas democratas de tirá-lo do cargo, parlamentares republicanos atrapalharam o inquérito de impeachment da Câmara dos Deputados e impediram uma autoridade do Pentágono de depor nesta quarta-feira.

Os republicanos invadiram uma sala de audiências onde Laura Cooper, funcionária da Defesa a cargo das questões da Ucrânia e da Rússia, deveria depor a portas fechadas e começaram a gritar, disseram parlamentares e assessores.

O inquérito de impeachment se concentra no pedido do presidente republicano para a Ucrânia investigar o rival político democrata Joe Biden para seu próprio benefício político.

Em um confronto dramático ocorrido em meio a uma investigação crescente que ameaça a presidência Trump no momento em que ele inicia a busca pela reeleição em 2020, a polícia do Capitólio foi chamada para liberar a sala e restaurar a ordem, disse um assessor congressual republicano.

Uma testemunha que estava dentro do recinto disse que os republicanos levaram celulares à instalação de alta segurança, onde aparelhos eletrônicos são proibidos.

"Eles estão surtados. Estão tentando impedir esta investigação", disse o deputado democrata Ted Lieu. "Eles não querem ouvir a testemunha Cooper hoje. Sabem que serão apresentados mais fatos que são absolutamente danosos ao presidente dos Estados Unidos."

Na segunda-feira, Trump disse aos repórteres que "os republicanos têm que ser mais duros e combater" o impeachment, dizendo que os democratas são "perversos e unidos".

"Não acaba nunca. Os Democratas que Não Fazem Nada são terríveis!", tuitou Trump na manhã desta quarta-feira, acrescentando mais tarde que o "caso (deles) está MORTO!"

Os republicanos rotularam de injustas as regras do inquérito de impeachment determinadas pela Câmara liderada pelos democratas. A Constituição dos EUA dá muita latitude para a Câmara no tocante a como conduzir o processo de impeachment e determinar as regras do inquérito.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe em meio à pressão de cortes graduais do Fed e conflito no Oriente Médio
Wall St abre em baixa com investidores na espera de dados de emprego dos EUA
Expansão da indústria do Brasil ganha força em setembro com melhora da demanda, mostra PMI
Dólar recua na contramão do exterior em meio à cenário positivo para o real
Avanço acelerado da energia solar até 2028 exigirá leilões anuais de potência, aponta ONS
Banco do Japão sinaliza pausa no aumento dos juros após corte do Fed