É "completamente inapropriado" China retaliar contra empresas dos EUA, diz Pompeo, segundo CNBC

Publicado em 21/10/2019 13:38

WASHINGTON (Reuters) - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse nesta segunda-feira que é "completamente inapropriado" a China retaliar contra as empresas norte-americanas por comentários sobre os protestos pró-democracia em Hong Kong, informou a CNBC.

Uma controvérsia surgiu este mês quando Daryl Morey, gerente geral do time de basquete do Houston Rockets, publicou no Twitter seu apoio aos manifestantes pró-democracia em Hong Kong, governada pela China. A postagem foi excluída posteriormente.

Após o tuíte, a China não transmitiu dois jogos de pré-temporada da liga de basquete norte-americana NBA, enquanto a NBA cancelou muitas aparições de jogadores.

A CNBC afirmou que Pompeo disse à rede em uma entrevista nesta segunda-feira que "do ponto de vista da política externa, achamos completamente inapropriado a China atacar empresas norte-americanas cujos funcionários ou clientes exercem suas liberdades fundamentais aqui nos Estados Unidos".

Segundo a CNBC, ele acrescentou: “Apenas achamos que isso não faz sentido. E encorajamos todas as empresas a dar uma boa olhada para garantir que os tipos de coisas, a reciprocidade que o presidente [Donald] Trump exigiu da China, realmente aconteçam. ”

Esse conflito ocorre em um momento de negociações delicadas entre o governo Trump e a China para tentar resolver uma guerra comercial prejudicial entre as duas maiores economias do mundo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre em baixa com investidores na espera de dados de emprego dos EUA
Expansão da indústria do Brasil ganha força em setembro com melhora da demanda, mostra PMI
Dólar recua na contramão do exterior em meio à cenário positivo para o real
Avanço acelerado da energia solar até 2028 exigirá leilões anuais de potência, aponta ONS
Banco do Japão sinaliza pausa no aumento dos juros após corte do Fed
Nikkei sobe quase 2% com confirmação de Ishiba como premiê do Japão