Ibovespa tem leve alta ajudada por exterior em sessão com vencimento de opções

Publicado em 21/10/2019 10:53 e atualizado em 21/10/2019 11:54

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa avançava nesta segunda-feira, em sessão marcada pelo vencimento de opções sobre ações, com os papéis da Yduqs em destaque na ponta positiva após a empresa de educação anunciar aquisição do grupo de ensino superior Adtalem.

Às 11:35, o Ibovespa subia 0,15%, a 104.888,87 pontos. O volume financeiro somava 3,88 bilhões de reais.

A bolsa paulista era ajudada pelo viés positivo em praças acionárias no exterior, após declarações do vice-premiê chinês, Liu He, no fim de semana, de que a China vai colaborar com os EUA para lidar com preocupações mútuas.

Nesta segunda-feira, o assessor econômico da Casa Branca também fez comentários otimistas sobre as negociações e afirmou que as tarifas marcadas para dezembro podem ser retiradas se as negociações continuarem bem. Em Wall Street, o S&P 500 subia 0,4%.

A equipe do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco também chamou a atenção para o calendário do Brexit, que continua incerto, mas ainda há chance de que um acordo seja votado hoje.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, tentará submeter o acordo fechado com a União Europeia para a saída do Reino Unido do bloco mais uma vez a uma votação no Parlamento nesta segunda-feira.

No Brasil, os próximos dias reservam eventos relevantes, como conclusão da votação da reforma da Previdência no Senado, além do começo da temporada de balanços corporativos.

Para a equipe da Guide Investimentos, o mercado brasileiro tende a reagir ao início da safra de resultados, embora ainda suscetível à dinâmica dos mercados no exterior, que, nesta sessão, corroboram viés positivo no pregão local.

DESTAQUES

- YDUQS ON subia 3,4%, tendo registrado máxima histórica intradia no melhor momento, 40,86 reais (+6,6%), após a empresa de educação anunciar a aquisição do grupo de ensino superior privado Adtalem Brasil por 2,2 bilhões de reais, com vistas a ampliar a oferta em educação e acelerar o crescimento da companhia. No setor, COGNA ON caía 0,8%.[nL2N2760DS]

- VALE ON tinha elevação de 1,7%, em movimento também acompanhado por CSN ON, enquanto GERDAU PN e USIMINAS PNA tinham acréscimos mais tímidos, de 0,2% e 0,4%, respectivamente.

- PETROBRAS PN valorizava-se 0,4%, apesar da queda dos preços do petróleo no exterior. Analistas do Itaú BBA reiteraram recomendação 'outperform' para as ações, definindo em 38 reais o preço-alvo para o final de 2020, acima dos 32 reais para o final de 2019.

- HYPERA ON cedia 1,6%, entre as maiores quedas do Ibovespa, tendo de pano de fundo venda do controle do grupo farmacêutico Biotoscana por 595,66 milhões de reais para a canadense Knight Therapeutics. Os BDRs da Biotoscana, que não estão no Ibovespa, subiam 5,5%, uma vez que a operação dispara OPA.

- BRADESCO PN e ITAÚ UNIBANCO PN cediam 0,4% e 0,3%, respectivamente, enfraquecendo o Ibovespa.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre em baixa com investidores na espera de dados de emprego dos EUA
Expansão da indústria do Brasil ganha força em setembro com melhora da demanda, mostra PMI
Dólar recua na contramão do exterior em meio à cenário positivo para o real
Avanço acelerado da energia solar até 2028 exigirá leilões anuais de potência, aponta ONS
Banco do Japão sinaliza pausa no aumento dos juros após corte do Fed
Nikkei sobe quase 2% com confirmação de Ishiba como premiê do Japão