Temer é absolvido de acusação de obstrução de Justiça por conversa com Joesley

Publicado em 17/10/2019 13:33

BRASÍLIA (Reuters) - A Justiça Federal de Brasília absolveu o ex-presidente Michel Temer em um processo que era réu por obstrução de Justiça no caso referente a uma conversa que ele teve com o empresário Joesley Batista, do grupo J&F, controlador da JBS.

O caso refere-se a uma suposta compra de silêncio feita por Joesley e estimulada por Temer do doleiro Lucio Funaro e do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha.

O juiz Marcos Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal Criminal de Brasília, argumentou na sentença que o Ministério Público Federal editou a transcrição do diálogo da conversa de Temer com Joesley, mudando o seu sentido.

A conversa, base da denúncia feita pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot contra Temer quando ele ocupava a Presidência, mostra o ex-presidente dizendo a célebre frase “tem de manter isso, viu?” a Joesley.

Seria, segundo a acusação, uma referência a pagamentos que Joesley estaria fazendo a Cunha na tentativa de evitar que ocorresse uma delação premiada do ex-parlamentar.

Em março, Temer foi preso temporiamente em outra investigação, por ordem do juiz Marcelo Bretas, que conduz a operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Expansão da indústria do Brasil ganha força em setembro com melhora da demanda, mostra PMI
Dólar recua na contramão do exterior em meio à cenário positivo para o real
Avanço acelerado da energia solar até 2028 exigirá leilões anuais de potência, aponta ONS
Banco do Japão sinaliza pausa no aumento dos juros após corte do Fed
Nikkei sobe quase 2% com confirmação de Ishiba como premiê do Japão
Inflação da zona do euro fica abaixo de 2% e fortalece argumento por corte de juros