Crise no PSL não atrapalha andamento de reformas no Congresso, diz Maia

Publicado em 17/10/2019 11:41

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avaliou nesta quinta-feira que a crise interna no PSL, incluindo uma briga pela liderança do partido do presidente Jair Bolsonaro na Casa, não atrapalha o andamento das reformas no Congresso.

Falando a jornalistas após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, Maia disse que há hoje ambiente de modernização e eficiência do Estado que independe "desse problema do PSL".

Maia disse ainda que caberá à secretaria-geral da Mesa da Câmara decidir quem é o líder do PSL, após duas alas opostas do partido apresentarem listas concorrentes sobre a definição da liderança.

"O que for checadao é o que vai ser cumprido", afirmou.

Na noite de quarta-feira, parte da bancada de deputados do PSL anunciou a derrubada do Delegado Waldir (GO) da liderança da legenda e a nomeação de Eduardo Bolsonaro (SP), filho do presidente, em seu lugar. [nL2N27203M]

No ápice até o momento da crise que o partido enfrenta, com troca de acusações e traições de ambos os lados, Eduardo também foi destituído da liderança pouco após ser nomeado, e logo depois foi recolocado novamente na posição.

A indicação dos líderes de bancada costuma ser feita uma vez ao ano por votação, mas pode haver troca através da apresentação de listas de assinatura à secretaria da Mesa da Câmara, desde que os deputados consigam maioria simples na bancada.

(Por Marcela Ayres)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Expansão da indústria do Brasil ganha força em setembro com melhora da demanda, mostra PMI
Dólar recua na contramão do exterior em meio à cenário positivo para o real
Avanço acelerado da energia solar até 2028 exigirá leilões anuais de potência, aponta ONS
Banco do Japão sinaliza pausa no aumento dos juros após corte do Fed
Nikkei sobe quase 2% com confirmação de Ishiba como premiê do Japão
Inflação da zona do euro fica abaixo de 2% e fortalece argumento por corte de juros