Trump diz que apoia esforços do Brasil para entrada na OCDE

Publicado em 11/10/2019 08:07

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na quinta-feira que apoia os esforços do Brasil para entrar na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), embora defenda primeiro a entrada da Argentina.

Trump afirmou no Twitter que um comunicado conjunto que ele divulgou com o presidente Jair Bolsonaro neste ano "deixa absolutamente claro que apoio que o Brasil inicie o processo para entrada na OCDE".

"Os Estados Unidos mantêm aquele comunicado e continuam com @jairbolsonaro", disse ele.

Os Estados Unidos não mencionaram apoio ao ingresso do Brasil em carta enviada à OCDE no fim de agosto em que manifestaram respaldo às candidaturas da Argentina e da Romênia, mas reafirmaram na quinta-feira o suporte ao esforço do Brasil para aderir à entidade.

Após o mal-estar causado pela notícia da carta norte-americana à OCDE, no início da noite de quinta-feira o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, reafirmou o apoio à aspiração brasileira.

Bolsonaro também afirmou que não houve mudança de posição dos EUA em relação ao apoio da entrada do Brasil na organização, apenas que outros países estão antes na fila.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conquista da FPA, FIAGROS têm regulamentação definitiva publicada
S&P 500 atinge recorde de fechamento depois de cair com fala de Powell
Dólar tem leve alta ante real em dia de disputa pela Ptax e de avanço no exterior
Ibovespa fecha em queda liderado por tombo de 8% de Assaí
Taxas futuras de juros sobem em sintonia com Treasuries após fala de Powell
Chair do Fed diz que juros atingirão nível neutro "com o tempo", não em trajetória definido com antecedência