China concede isenções para importação de soja dos EUA sem tarifas, dizem fontes

Publicado em 24/09/2019 14:35

A agência internacional de notícias Bloomberg informou, nesta terça-feira (24), que a China liberou algumas novas cotas para que empresas estatais comprem soja dos Estados Unidos sem a tarifa dos 25%. As empresas receberam isenção para algo entre 2 e 3 milhões de toneladas da oleaginosa. 

Nesta segunda (23), o mercado já havia recebido a notícia das compras de 27 navios de soja norte-americana pela nação asiática, o que ajudou a puxar as cotações na Bolsa de Chicago, com ganhos que chegaram a superar 1% entre os principais vencimentos. 

Os traders esperam agora, segundo explicam analistas e consultores de mercado, por novos negócios que possam ser efetivados entre os dois países, buscando amenizar suas relações para que cheguem a um acordo depois de quase dois anos de guerra comercial.

Por Carla Mendes, com informações da Bloomberg

China concede isenções para importação de soja dos EUA sem tarifas, dizem fontes

Por Hallie Gu

PEQUIM (Reuters) - A China concedeu novas isenções a diversos importadores para que comprem soja dos Estados Unidos sem tarifas retaliatórias, em um gesto de boa vontade antes das negociações comerciais de alto nível marcadas para o mês que vem, disseram nesta terça-feira duas fontes familiarizadas ao assunto.

As isenções, oferecidas em dois lotes, totalizam cerca de 5 milhões a 6 milhões de toneladas, de acordo com uma das fontes. Elas vêm depois de a China retornar ao mercado de soja dos EUA neste mês.

No entanto, as vendas adicionais da soja norte-americana, que vinha se acumulando nas fazendas dos EUA desde o início da guerra comercial no ano passado, não devem desencadear uma ruptura em direção a um acordo comercial entre as duas maiores economias do mundo.

Entre as empresas que receberam isenções estão companhias privadas, estrangeiras e as estatais Sinograin e Cofco, segundo as fontes, que pediram para não ser identificadas por não estarem autorizadas a falar com a imprensa.

Algumas empresas já adquiriram neste mês pelo menos 30 cargas de soja norte-americana, ou 1,8 milhão de toneladas, após as isenções, disseram as fontes.

A primeira leva da cota de importação livre de tarifas adicionais foi concedida no início deste mês e seguida por uma grande compra de soja dos EUA, acrescentaram as fontes.

Segundo elas, companhias chinesas adquiriram mais de 20 cargas da oleaginosa norte-americana na segunda-feira, após o governo lançar a segunda leva de isenções.

Haverá mais compras de soja dos EUA pela China antes das negociações comerciais de alto nível agendadas para o início de outubro, disse uma das fontes.

(Reportagem de Hallie Gu, com reportagem adicional de Karl Plume em Chicago)

China apoia mais compras de produtos agrícolas dos EUA por empresas chinesas

(Reuters) - O governo chinês é favorável a que empresas do país continuem a comprar certos volumes de produtos agrícolas dos Estados Unidos, incluindo soja e carne de porco, reportou a agência de notícias chinesa Xinhua nesta terça-feira, citando fontes do governo.

A Comissão Alfandegária de Tarifas do Conselho de Estado da China continuará a isentar os produtos agrícolas acima citados de taxas adicionais sobre bens norte-americanos, acrescentou a reportagem.

O avanço vem depois de os EUA terem removido tarifas de mais de 400 produtos chineses, respondendo a pedidos de empresas norte-americanas.

(Reportagem de Bhargav Acharya, em Bangalore)

Fonte: Reuters / Bloomberg

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar se reaproxima dos R$6,20 com temor fiscal e exterior; BC não atua
Índice europeu STOXX 600 sobe com impulso da Novo Nordisk no início da semana de Natal
Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia
Wall Street opera sem direção comum em início da semana com feriado
Ibovespa recua com pacote fiscal ainda no radar antes de fechar para o Natal
Dólar sobe mais de 1% no início da sessão acompanhando exterior
undefined