Inflação deve recuar, mas fecha ano perto dos níveis vistos em agosto, diz BC

Publicado em 24/09/2019 09:05

O Banco Central destacou que a inflação acumulada em doze meses deve recuar nos próximos meses mas voltar, ao fim do ano, para níveis próximos aos observados até agosto, reiterando mensagem de que há espaço para novo afrouxamento na taxa básica de juros.

"Essa trajetória de curto prazo (para a inflação) reflete, dentre outros fatores, comportamento benigno de alguns componentes mais voláteis da inflação e dinâmica da inflação importada, cujos vetores altistas têm sido moderados pela trajetória de preços externos", assinalou o BC em sua ata do Comitê de Política Monetária (Copom), publicada nesta terça-feira.

Na semana passada, o BC cortou a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, a 5,50% ao ano, dando sequência ao ciclo de queda de juros, em processo que indicou que deve seguir adiante, em meio à débil recuperação econômica.

A mensagem foi repetida nesta manhã, com o BC lembrando que seus cenários contêm projeções para a inflação abaixo ou ligeiramente abaixo da meta para 2020, considerado o horizonte relevante para a política monetária.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conquista da FPA, FIAGROS têm regulamentação definitiva publicada
S&P 500 fecha em alta leve depois de cair com comentários de Powell
Dólar tem leve alta ante real em dia de disputa pela Ptax e de avanço no exterior
Ibovespa fecha em queda liderado por tombo de 8% de Assaí
Taxas futuras de juros sobem em sintonia com Treasuries após fala de Powell
Chair do Fed diz que juros atingirão nível neutro "com o tempo", não em trajetória definido com antecedência