CNA conhece mercado do Kuwait

Publicado em 19/09/2019 10:50

 A CNA visitou na quarta (18) o mercado consumidor do Kuwait, um dos quatro destinos da missão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ao Oriente Médio.

O setor de carnes é um dos que pode se beneficiar com a aproximação entre os dois países. Hoje o frango congelado brasileiro é o principal produto importado pelo Kuwait.

“O Brasil tem grande potencial de ampliar a pauta de exportações para o país árabe, principalmente com carne bovina, tema que está sendo tratado pela ministra Tereza Cristina com as autoridades locais”, afirmou Lígia Dutra, superintendente de Relações Internacionais da CNA.

Segundo Lígia, durante a visita a duas redes varejistas, foi possível perceber a demanda por frutas, lácteos (principalmente queijos muçarela e cheddar) e temperos como pimenta-do-reino. “Além disso, ter uma população exigente, o Kuwait pode ser um nicho para ampliar a pauta de exportação do agro brasileiro com produtos de alto valor agregado”.

Ela ressaltou ainda que o país pode ser também uma fonte importante de investimentos para o Brasil porque possui fundos para aplicação em outros países.

Em 2018, o Kuwait importou mais de US$ 215 milhões do Brasil em produtos agropecuários. A balança comercial entre os dois países é positiva para o Brasil, com o agronegócio representando mais de 75% das exportações.

“A missão foi excelente para a criação de uma nova era na relação entre Brasil e o mundo árabe. O País está cada dia mais se aproximando e demonstrando ser um parceiro forte não apenas no agronegócio, mas também ao incentivar investimentos árabes para diversas áreas como infraestrutura da área rural e segurança alimentar no Brasil”, destacou Tamer Mansour, secretário-geral na Câmara Árabe-Brasileira.

Na quinta (19), a comitiva estará nos Emirados Árabes Unidos, com agendas em Dubai e Abu Dhabi.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chair do Fed diz que juros atingirão nível neutro "com o tempo", não em trajetória definido com antecedência
Lula diz que acordo comercial entre Mercosul e UE poderia ser estendido para América Latina
Ações fecham em baixa Na Europa pressionadas por montadoras, mas acumulam altas trimestrais
Dólar sobe com disputa pela Ptax e recuperação no exterior em foco
Wall St abre em baixa com os investidores à espera de dados econômicos e comentários de Powell
Ibovespa avança na abertura com salto do minério de ferro