Plenário da Câmara debate licenciamento ambiental

Publicado em 09/09/2019 09:50

A Câmara dos Deputados promove comissão geral, a partir das 15 horas, para discutir o licenciamento ambiental. O debate foi definido por acordo do colégio de líderes.

O assunto está sendo analisado por um grupo de trabalho na Câmara, que consolidou as propostas de lei geral para o setor. Para o coordenador do colegiado, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), o consenso para o tema vai surgir do equilíbrio entre proteção ambiental e desenvolvimento econômico. "O objetivo é justamente contrapor as visões opostas de cada setor para que a gente possa promover o debate e construir o projeto mais rico possível".

O deputado acredita que o texto proposto pelo grupo pode ser levado à votação no Plenário nos próximos dias. A versão apresentada no início de agosto, entretanto, recebeu críticas de deputados e de integrantes de organizações não governamentais (ONGs) reunidos na Frente Parlamentar Ambientalista. Eles apresentaram versão alternativa à de Kataguiri.

O deputado Nilto Tatto (PT-SP), um dos autores dessa versão, defende, por exemplo, o fortalecimento dos órgãos fiscalizadores ambientais e aponta riscos de judicialização do setor com a flexibilização das regras. "A regulação deve ser feita de acordo com os pressupostos da Constituição", afirmou.

Foram convidados para a comissão geral, pesquisadores da área; representantes do setor produtivo e de ONGs; secretários estaduais e municipais de meio ambiente; e representantes de órgãos do setor, como Ibama e ministérios do Meio Ambiente; Infraestrutura; e Turismo.

O debate ocorre no Plenário Ulysses Guimarães.

Fonte: Câmara dos Deputados

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha acima de 139 mil pontos puxado por Vale e com BRF em destaque Ibovespa fecha acima de 139 mil pontos puxado por Vale e com BRF em destaque
Dólar sobe com especulação sobre pacote de gastos apesar de negativa de Haddad Dólar sobe com especulação sobre pacote de gastos apesar de negativa de Haddad
Juros futuros sobem em dia de ruídos e desmentidos sobre pacote fiscal do governo
Gasolina recua para R$ 6,43 e etanol para R$ 4,46 na primeira quinzena de maio, diz Edenred Ticket Log
Índice europeu STOXX 600 reverta perdas e fecha em alta
Eletrobras espera menor descolamento de preços de energia entre regiões no 2º semestre