Fed continuará agindo "conforme apropriado" para sustentar expansão dos EUA, diz Powell

Publicado em 06/09/2019 16:09

ZURIQUE (Reuters) - O Federal Reserve continuará agindo "conforme apropriado" para sustentar a expansão econômica dos Estados Unidos, agora em seu 11º ano, disse o chairman Jerome Powell nesta sexta-feira em Zurique, repetindo promessa que os mercados financeiros enxergam como a sinalização de uma redução adicional na taxa de juros.

"Nossa obrigação é usar nossas ferramentas para apoiar a economia, e é isso que continuaremos a fazer", disse Powell na Universidade de Zurique. É provável que os EUA e a economia mundial não entrem em recessão, disse ele, mas ambos enfrentam riscos e "ventos cruzados", inclusive devido à incerteza comercial.

O Fed cortou os juros em 0,25 ponto percentual em julho, no que Powell caracterizou como um seguro contra uma desaceleração em meio à crescente incerteza das políticas comerciais e a uma desaceleração global.

Desde então, a incerteza comercial aumentou ainda mais, com China e EUA impondo tarifas sobre as importações uns dos outros no início desta semana, mas prometendo negociações de alto nível no começo de outubro.

(Por Ann Saphir)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minério de ferro alcança máxima de quase 3 meses com novo estímulo imobiliário da China
Indústria da China encolhe em setembro, setor de serviços perde força, mostram PMIs
Reino Unido revisa para baixo crescimento econômico no 2º tri, mas sinais de força permanecem
Índices da China alcançam maiores ganhos diários desde 2008 com estímulo de Pequim
Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda