Justiça do RJ revoga prisão dos ex-governadores Garotinho e Rosinha

Publicado em 04/09/2019 14:34

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro revogou nesta quarta-feira a prisão preventiva dos ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho, acusados de receber propina milionária da construtora Odebrecht em obras realizadas na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ), informou a defesa do casal.

Segundo o advogado dos ex-governadores, Vanildo José da Costa Júnior, o mandado de prisão apresentou "fundamentação frágil, ilegal e desprovido de contemporaneidade", já que uma das acusações remete a fatos ocorridos há 11 anos e, portanto, já prescritos.

Costa Júnior também negou, por meio de nota, o recebimento de propina pela prefeitura de Campos durante os dois mandatos de Rosinha (2009/2016), alegando que apenas casas efetivamente prontas e entregues pela empreiteira foram pagas.

O caso foi revelado em um dos desdobramentos da Operação Lava Jato, a partir do qual se verificou "que os procedimentos licitatórios para a construção das moradias foram flagrantemente direcionados para que a Odebrecht se sagrasse vencedora", informou o Ministério Público do Rio de Janeiro em nota na terça-feira.

Os ex-governadores foram presos em casa na manhã de terça-feira e levados para prestar depoimento na Cidade da Polícia, no Rio de Janeiro.

Garotinho chegou a ser candidato ao governo fluminense em 2018, mas teve a candidatura barrada pelas autoridades eleitorais. Ele e sua esposa já foram presos e soltos em outras circunstâncias por diferentes acusações.

Procurada, a Odebrecht afirmou em nota que tem colaborado "de forma permanente e eficaz" com as autoridades em busca do pleno esclarecimento de fatos do passado.

(Por Débora Moreira e Rodrigo Viga Gaier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping