China vai cortar depósito compulsório em "tempo hábil", diz mídia estatal

Publicado em 04/09/2019 10:06

A China implementará cortes amplos e direcionados em suas alíquotas de depósito compulsório para bancos "em tempo hábil", disse o Gabinete do governo em uma reunião na quarta-feira, segundo a mídia estatal, uma indicação de que um corte nessas poderia ser iminente.

O mercado espera amplamente que o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) faça mais cortes no depósito compulsório neste ano, com a segunda maior economia do mundo em meio à guerra comercial com os Estados Unidos.

"(Nós) faremos cortes tanto amplos quanto direcionados no depósito compulsório em tempo hábil como ferramentas para orientar instituições financeiras a direcionar mais recursos... para aumentar o apoio à economia real", informou a emissora estatal CCTV, citando a reunião do conselho estatal, presidido pelo premiê Li Keqiang.

A última vez que o PBoC implementou um corte amplo para todos os bancos foi em janeiro, quando o depósito compulsório foi reduzido em 100 pontos-base em duas etapas, liberando até 116 bilhões de dólares para novos empréstimos.

O conselho estatal, ou Gabinete, também enfatizou a necessidade de garantir que a economia cresça em um "intervalo razoável", informou a emissora estatal CCTV. A China pretende alcançar um crescimento do PIB entre 6% e 6,5% em 2019.

A China manterá uma política monetária prudente e ajustará a política de maneira preventiva, disse a CCTV.

Os depósitos compulsórios são recursos que os bancos devem manter em reserva, e o corte das alíquotas libera liquidez para empréstimos. Uma redução "ampla" se aplica à maioria ou a todos os credores, enquanto os cortes direcionados são aplicados a certos segmentos do setor bancário.

O PBoC cortou o RRR seis vezes desde o início de 2018, com Pequim pedindo aos cautelosos bancos que continuem emprestando para companhias em dificuldades, especialmente pequenas empresas privadas que representam mais da metade do crescimento econômico do país e a maioria dos empregos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping