Ibovespa registra leve recuo e baixa liquidez em dia com feriado nos EUA

Publicado em 02/09/2019 17:16

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa teve leve queda nesta segunda-feira, com o setor financeiro pesando negativamente, em dia sem a referência de Wall Street por feriado nos Estados Unidos.

O principal índice da B3 <.BVSP> caiu 0,5%, a 100.625,74 pontos. O giro financeiro da sessão somou 10,7 bilhões de reais.

O mercado acionário operou sem tendência clara durante a sessão, refletindo a ausência dos mercados acionários norte-americanos, fechados pelo feriado do Dia do Trabalho nos EUA.

No front internacional, a China abriu processo contra os Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio (OMC) por causa de tarifas de importação impostas pelo governo norte-americano. Os EUA começaram no domingo a impor tarifas de 15% sobre vários produtos chineses, enquanto a China começou a cobrar novas alíquotas sobre o petróleo dos EUA.

No Brasil, a balança comercial registrou superávit de 3,284 bilhões de dólares em agosto, melhor saldo para o período desde 2017, informou o Ministério da Economia, em um mês em que as importações caíram mais que as exportações.

Para setembro, "apesar da incerteza externa, esperamos aceleração da atividade econômica e dos lucros das empresas, com juros na mínima histórica e rumando para níveis ainda inferiores", afirmou a XP Investimentos.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO PN <ITUB4.SA> cedeu 1,24%, enquanto BRADESCO PN <BBDC4.SA> caiu 1,03X%. BANCO BTG PACTUAL UNIT <BPAC11.SA> subiu 0,38%. BANCO DO BRASIL <BBAS3.SA> perdeu 1,28%.

- VALE ON <VALE3.SA> avançou 0,97%, após o futuro do minério de ferro na China saltar 6%, para a máxima de duas semanas. A Moody's mudou a perspectiva para o rating da Vale, de negativa para estável. BRADESPAR PN <BRAP4.SA>, holding que concentra seu investimentos em Vale, subiu 1,09%.

- TELEFÔNICA BRASIL PN <VIVT4.SA> subiu 1,23%. A equipe do Safra incluiu a ação na carteira recomendada para setembro, por considerá-la uma boa história para quem procura por dividendos, além da perspectiva de aprovação do projeto, "que deve dar mais flexibilidade para as empresas do setor otimizarem seus investimentos, e por consequência melhorarem rentabilidade."

- ULTRAPAR ON <UGPA3.SA> avançou 1,1%, ensaiando recuperação após acumular perda de 16,5% em agosto. PETROBRAS BR <BRDT3.SA>, por sua vez, perdeu 0,17%.

- IRB BRASIL ON <IRBR3.SA> recuou 3,5%, em sessão de ajustes após forte valorização no mês passado, quando acumulou ganho de 14,2%. Na mesma linha, B3 ON <B3SA3.SA> cedeu 1,92%, após fechar agosto com alta acumulada de 6,2%.

- PETROBRAS PN <PETR4.SA> e PETROBRAS ON <PETR3.SA> perderam 0,78% e 1,06%, respectivamente, em sessão de fraqueza dos contratos futuros do petróleo no mercado internacional.

(Por Peter Frontini)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping