Minério de ferro salta na China com expectativa de mais investimento em infraestrutura

Publicado em 02/09/2019 08:29

Os futuros do minério de ferro na China saltaram 6% nesta segunda-feira, para máxima de duas semanas, na terceira sessão consecutiva de ganhos, impulsionados por uma robusta demanda no curto prazo e após o governo chinês ter prometido oferecer maior apoio à economia do país.

O Conselho de Estado chinês comprometeu-se no domingo elevar investimento em projetos de infraestrutura e de desenvolvimento regional para apoiar a economia.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian, para janeiro de 2020, tocou repetidas vezes o limite de alta diária de 6% e fechou a 630 iuanes (88,82 dólares) por tonelada.

Ainda assim, os preços do minério de ferro ainda devem recuar no longo prazo, uma vez que estão em níveis relativamente elevados e a oferta está se recuperando, disse Wu Shiping, analista da Tianfeng Futures.

"A recente recuperação do minério de ferro é uma alta de curto prazo, em parte devido às usinas siderúrgicas", que estão elevando temporariamente a demanda por matéria-prima, acrescentou ele.

A empresa de análise de dados de aço e minério de ferro Tivlon Technologies disse que espera que a demanda por aço aumente a partir da segunda semana de setembro, com a China entrando na temporada de maior demanda.

"A Tivlon está observando cortes voluntários na produção de usinas siderúrgicas na China e os estoques de aço estão diminuindo em relação às máximas", disse a empresa com sede em Cingapura.

No aço, o contrato mais ativo do vergalhão na bolsa de Xangai fechou em alta de 2,7%, a 3.407 iuanes por tonelada.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping