Preços do petróleo caem antes de furacão nos EUA, mas avançam na semana com alívio EUA-China

Publicado em 30/08/2019 17:16

Por Stephanie Kelly

NOVA YORK (Reuters) - Os contratos futuros de petróleo caíram nesta sexta-feira, com o petróleo dos Estados Unidos recuando quase 3% pela aproximação de um furacão à costa da Flórida, o que pode diminuir a demanda, mas os preços se mantiveram nos trilhos para o maior aumento semanal desde o início de julho, impulsionados por um alívio na guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Os futuros do petróleo Brent recuaram 0,65 dólar, ou 1,1%, e fecharam a 60,43 dólares por barril. Já o petróleo dos Estados Unidos fechou em queda de 1,61 dólar, ou 2,8%, a 55,10 dólares o barril.

O furacão Dorian ganhou força ao se aproximar da costa da Flórida nesta sexta-feira, aumentando o risco de partes do Estado dos EUA serem atingidas por ventos fortes, tempestades e fortes chuvas por um período prolongado depois de sua chegada no início da próxima semana.

"A última forma do furacão Dorian o mostra evitando o Golfo do México, mas tomando todo o Estado da Flórida, o que faz dele um evento de destruição de demanda para o mercado de energia, e não de interrupção de oferta", disse John Kilduff, sócio da Again Capital.

Enquanto isso, a produção de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) subiu 80 mil barris por dia em agosto, o primeiro aumento mensal neste ano, segundo uma pesquisa da Reuters. [nL2N25Q0V6]

Os contratos futuros do petróleo caíram cerca de 20% desde que atingiram o pico de 2019 em abril, em parte devido a preocupações de que a guerra comercial entre EUA e China possa prejudicar a economia global e diminuir a demanda por petróleo.

Apenas em agosto, o Brent registrou uma queda mensal de 7,3%, enquanto o WTI recuou 6%.

Nesta semana, entretanto, o WTI avançou 1,7% e o Brent ganhou 1,8%, com expectativas de que as tensões comerciais entre os dois maiores consumidores de petróleo do mundo estejam se aliviando.

(Reportagem adicional de Aaron Sheldrick)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping