Parecer traz contribuição previdenciária sobre entidades filantrópicas e agroexportador, diz Tasso

Publicado em 27/08/2019 14:47

O relator da reforma da Previdência, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), entregou nesta terça-feira seu parecer, que retira da proposta dispositivos relacionados à questão social e assistencial e estabelece, ainda, a cobrança de contribuição previdenciária de determinados setores.

Segundo o senador, a parte principal do relatório retira do texto as modificações nas regras para acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), e também suprime pontos relacionados à aposentadoria especial, dois temas que já vinham provocando resistência no Congresso desde a discussão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na Câmara.

Uma segunda parte do parecer, que irá compor uma PEC paralela, irá sugerir a cobrança de contribuição previdenciária patronal de entidades filantrópicas --com exceção de santas casas e de assistência social-- e de agroexportadoras.

“Nós vamos colocar para discussão na CCJ e no plenário pontos que vão elevar de uma maneira relevante a receita”, disse o relator, referindo-se a esses dois assuntos.

A proposta alternativa, que será separada do texto da reforma, foi a saída encontrada por senadores para estender as novas regras previdenciárias a Estados e municípios sem forçar a PEC original a uma nova votação na Câmara dos Deputados.

De acordo com Tasso, a PEC paralela também trará mudanças na pensão por morte, outro tema de grande controvérsia e preocupou tanto a bancada feminina da Câmara quanto a evangélica.

“Tem também na PEC paralela pequenas modificações na pensão por morte, que não pode ser inferior a um salário mínimo”, disse o relator. “É diferente para quem tem renda formal e para quem não tem renda formal, de maneira que ninguém tenha menos do que 1,6 salário mínimo”, explicou.

O senador garantiu que o texto apresentado nesta terça irá gerar uma economia de 1 trilhão de reais em dez anos, mesmo patamar desejado pelo governo quando enviou a PEC para o Congresso.

Segundo ele, o impacto gerado na economia prevista com a PEC com a retirada do BPC e de dispositivos da aposentadoria especial, além das mudanças na pensão serão compensados com a contribuição de filantrópicas e agroexportadoras.

“Vamos dar uma economia para a União, tirando o que nós atenuamos na questão social, principalmente, e acrescentando essas receitas, nós vamos dar à União uma economia de cerca de 1 trilhão, ou seja, aquilo que o governo queria, mais do que o que veio da Câmara”, afirmou.

O senador calcula ainda que a inclusão de Estados e municípios irá gerar para esses entes da Federação uma economia de 350 bilhões de reais.

CALENDÁRIO

Tasso entregou o relatório ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e à senadora Simone Tebet (MDB-MS), que preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde a proposta tramita.

A senadora busca um acordo entre os líderes da Casa para permitir que seja ignorado o prazo de 48 horas entre a apresentação do texto e sua leitura e ela possa ocorrer já na reunião de quarta-feira da comissão.

Caso não haja acordo, Simone manifestou a intenção de convocar uma reunião extraordinária na quinta ou na sexta-feira, garantindo a leitura do parecer ainda nesta semana.

“Em relação ao calendário, esse pedido de mais dois, três dias, não atrapalhou o calendário”, disse Simone, referindo-se à previsão inicial de apresentação do relatório na última sexta-feira, postergada para esta terça-feira.

“Se houver dificuldades para a leitura amanhã, nós já estamos combinando aqui com o presidente, o relator, para convocar uma extraordinária ou na quinta desta semana ou na sexta”, afirmou a senadora.

Na mesma linha, Alcolumbre afirmou que está mantido o calendário de tramitação da proposta, que estima a conclusão da votação na Casa no início de outubro.

“É o calendário que está estabelecido. Na primeira quinzena de outubro, digamos assim, mas a nossa conta é até o dia 10 de outubro estarmos deliberando essa matéria em plenário em segundo turno”, disse o presidente.

Por se tratar de uma PEC, a reforma precisará passar, depois de tramitar pela CCJ, por dois turnos de votação no plenário do Senado.

 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping