Preços do petróleo sobem com esperanças de avanço comercial entre EUA e China

Publicado em 27/08/2019 11:35

Os contratos futuros do petróleo subiam mais de 1% nesta terça-feira, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, previu um acordo comercial com a China, na esteira de comentários positivos de Pequim, acalmando as preocupações levantadas por uma rodada anterior de aumentos tarifários.

O petróleo Brent subia 0,52 dólar, ou 0,89%, a 59,22 dólares por barril, às 11:33 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,58 dólar, ou 1,08%, a 54,22 dólares por barril.

Trump disse na segunda-feira que acreditava que a China era sincera em querer chegar a um acordo, enquanto o vice-primeiro-ministro chinês Liu He disse que a China estava disposta a resolver a disputa por meio de negociações "calmas".

"Enquanto a expectativa de uma trégua temporária na guerra comercial pode ser o que está elevando os sentimentos e os contratos futuros do petróleo esta manhã, a resolução da guerra comercial entre EUA e China levará tempo", disse Harry Tchilinguirian, estrategista global de petróleo do BNP Paribas

Os contratos futuros do petróleo caíram cerca de 20% em relação às altas de 2019 alcançadas em abril, em parte por causa de preocupações de que a guerra comercial entre EUA e China está desacelerando a economia global, o que poderá prejudicar a demanda por petróleo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping