Ministra diz que produtos da Amazônia são certificados para exportação e não têm relação com queimadas

Publicado em 26/08/2019 15:28

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) afirmou nesta segunda-feira (26) que os produtos agrícolas produzidos na região da Amazônia cumprem todos os requisitos e têm certificação para exportação. A ministra voltou a destacar que não há relação entre as queimadas no Norte do país e o agronegócio. 

“Os produtos daquela região, a grande maioria tem inclusive registro para a exportação. As fazendas que produzem carne naquela região têm registro para a exportação. Tem cadastro, onde tudo foi colocado”, disse, após participar de palestra na Câmara Árabe-Brasileira, em São Paulo. 

Sobre as queimadas, a ministra ressaltou que essas ocorrem anualmente na Amazônia. “Não existe nenhuma relação entre um problema na Amazônia, que acontece todos os anos, e o exagero que colocaram. O problema existe [das queimadas], o Brasil sabe disso, o Brasil tem preocupação com as queimadas, que acontecem todos anos, não ocorreram apenas em 2019. A relação é um oportunismo dizer que tem relação com os produtos brasileiros ”.

Em discurso no 4º Diálogo Brasil-Japão, que também ocorre em São Paulo, a ministra destacou que o Brasil concilia a produtividade com o manejo sustentável. "Os exigentes compradores globais precisam ser informados sobre a realidade da produção dos alimentos no Brasil, desde a sua origem nas fazendas até a mesa do consumidor. É fundamental que o mundo conheça o exemplo que a agricultura brasileira tem a dar em aspectos ambientais, sociais e trabalhistas".

Fonte: Ministério da Agricultura

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping