Wall Street sobe após Trump suavizar posição sobre guerra comercial

Publicado em 26/08/2019 11:33

Wall Street se recuperava nesta segunda-feira, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, buscou aliviar as tensões comerciais com a China, acalmando os nervos dos investidores depois de uma intensa disputa entre as duas principais economias do mundo na semana passada terem provocado a queda das ações.

Às 11:32 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,51%, a 25.759 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 0,471706%, a 2.861 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançava 0,62%, a 7.800 pontos.

O índice de referência S&P 500 registrou seu pior período de perdas semanais desde maio na sexta-feira, após os dois lados ameaçarem aplicar mais tarifas sobre os produtos um do outro, e Trump dizer às empresas norte-americanas que procurassem alternativas para seus negócios com a China.

Em um abrandamento da postura, Trump disse nesta segunda-feira que Pequim entrou em contato com Washington durante a noite para dizer que quer voltar à mesa de negociações, acrescentando que as conversas entre os dois países eram "mais significativas" do que nunca.

"O sentimento hoje é conciliatório, o presidente está tentando voltar atrás", disse Art Hogan, estrategista-chefe de mercado da National Securities.

As ações de empresas sensíveis a tarifas, incluindo a Apple, saltavam 2%, impulsionando o setor de tecnologia. Já os ganhos de 1,9% nas ações da Boeing sustentavam o Dow Jones.

Preocupações sobre a economia global entrar em recessão e incertezas sobre o ritmo dos cortes na taxa de juros dos Estados Unidos deixaram os investidores nervosos sobre até que ponto o ciclo mais longo de expansão dos EUA sobreviverá.

No entanto, fortes lucros de varejistas, incluindo o Walmart e a Target, nas últimas semanas têm reforçado a confiança no crescimento doméstico.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping