Comissão de Agricultura discutirá o contrabando de agrotóxicos

Publicado em 26/08/2019 09:48

O contrabando de agrotóxicos será debatido pela Comissão de Agricultura (CRA) nesta quarta-feira (28). A iniciativa é da senadora Soraya Thronike (PSL-MS). Segundo ela, o contrabando de defensivos agrícolas gera um prejuízo estimado em bilhões de reais.

— O contrabando e descaminho de mercadorias, entre elas os defensivos agrícolas, representa para a indústria e para a arrecadação nacional perdas de aproximadamente R$ 20 bilhões anuais, justificou a senadora sul mato-grossense.

Soraya afirma que, segundo um estudo do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf) feito no Brasil e nos países vizinhos, o contrabando de agrotóxicos cresce vertiginosamente, com a organização das quadrilhas.

Foram convidados para o debate um representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Guilherme Leal; da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem; do Sindicato Nacional da Agricultura de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Andreza Martinez; o superintendente da Polícia Federal no Paraná, Luciano Flores de Lima; o superintendente da Polícia Federal no Mato Grosso do Sul, Alexandre da Silveira Isbarrola ; o ex-superintendente da Polícia Federal no Mato Grosso do Sul, Cleo Matusiak Mazzotti; o superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal no Mato Grosso do Sul, Luiz Alexandre Gomes da Silva; e o superintendente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf), Luciano Stremel Barros.

Fonte: Agência Senado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping